Opas: pandemia avança perigosamente no Brasil e pode afetar vizinhos

Opas informou que a situação que também afeta países vizinhos, como a Venezuela, Bolívia e Peru, e requer a adoção de medidas restritivas

Opas: Etienne argumentou que as restrições e medidas de segurança sanitária devem persistir até que ao menos 70% das pessoas em cada uma das nações sejam vacinadas (Ricardo Moraes/Reuters)

A diretora-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, disse nesta terça-feira, 23, que o Brasil registra um avanço perigoso da pandemia do coronavírus, em situação que também afeta países vizinhos, como a Venezuela, Bolívia e Peru, e requer a adoção de medidas restritivas pela população.

Segundo o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, 23 Estados brasileiros reportaram pelo menos 85% dos leitos ocupados, nível considerado “muito alto” por Etienne.

Etienne afirmou que, na última semana, cerca de 1,2 milhão de pessoas contraíram a covid-19 nas Américas, com os casos nos Estados Unidos e Canadá se estabilizando após sofrerem redução, no caso americano, e alta, no canadense.

Ante a piora da pandemia na América Latina, Etienne alertou para a necessidade de acelerar a vacinação na região por meio da doação de doses de imunizantes por países que possuem excedentes. Ela informou ainda que a Opas espera 100 mil doses da iniciativa Covax nesta semana, além de mais 1,2 milhão já garantidas às Américas.

O diretor assistente da instituição, Jarbas Barbosa disse, porém que a oferta de vacinas à América Latina deve seguir limitada nos próximos meses, e as doses que serão enviadas até o fim de março deverão ser distribuídas apenas aos grupos mais vulneráveis das populações de cada país.

Etienne argumentou que as restrições e medidas de segurança sanitária devem persistir até que ao menos 70% das pessoas em cada uma das nações sejam vacinadas, número considerado seguro diante do objetivo de controlar a pandemia.

Carregar Mais Publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Veja também

Médicos veem flexibilização precoce da quarentena em SP

Eles temem por um novo colapso da rede hospitalar e apontam o risco de um “ciclo sem…