O total de refugiados no final de 2015 atingiu 65,3 milhões de pessoas
A agência para refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) informa nesta segunda-feira que o número de pessoas deslocadas por conflitos é o mais alto da história, superando até mesmo os dados da II Guerra Mundial, quando dezenas de países dos cinco continentes se envolveram no mais devastador embate bélico da humanidade.
O total de refugiados no final de 2015 atingiu 65,3 milhões, ou uma em cada 113 pessoas do planeta Terra, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). O número representa um aumento de 5,8 milhões em relação ao ano anterior.
O relatório oferece três razões principais para o aumento da taxa de deslocamentos forçados: situações de longo prazo, tais como o conflito no Afeganistão; situações novas e crescentes, tais como os conflitos na Síria e Sudão do Sul; e “o ritmo lento para implantar soluções para os refugiados e deslocados internos”.
Este ano, a ACNUR está colhendo assinaturas para uma petição que será entregue na sede da ONU em Nova York, durante a Assembleia Geral em setembro, pedindo aos governos para garantir que cada criança refugiada receba educação, que cada família de refugiados tenha “algum lugar seguro para viver”, e para garantir que “todos os refugiados possam trabalhar ou aprender novas habilidades para fazer uma contribuição positiva em sua nova comunidade”.