Saiba quais os estilos por trás de calçados como a rasteirinha, o scarpin e as sapatilhas
SAPATILHA
Segundo a consultora de imagem e estilo ANA VAZ, as sapatilhas são sapatos femininos e demonstram uma personalidade romântica, isso porque estão diretamente ligadas ao ballet. “ISSO É MUITO FORTE QUANDO TEM BICOS ARREDONDADOS, CORES SUAVES E DETALHES DELICADOS, como os laços. Mas elas também não deixam de ser clássicas, que seria a mensagem secundária”, completa.
Algumas mudanças básicas no design podem revelar outros traços, como é o caso da mudança do bico. “O QUADRADO DEIXA AINDA MAIS CLÁSSICA, próximo do sapato masculino, e o FINO REMETE A UM POUCO MAIS DE SENSUALIDADE. Também é um jeito mais sofisticado de comunicar o despojado, pela falta do salto”, explica.
SANDÁLIA DE SALTO ALTO
O salto alto está quase sempre relacionado ao sexy, mas tudo vai depender de seu formato. “O fato das sandálias serem abertas REVELA UMA PESSOA QUE GOSTA DE MAIS SENSUALIDADE, MAS O SALTO DÁ OUTRAS LEITURAS. Os finos são mesmo bem nessa linguagem. Os grossos podem ir para o despojado, no caso dos encapados; ou natural, quanto tem materiais como a madeira e a cortiça”, revela.
SCARPIN
O scarpin é praticamente o seu uniforme? Então VOCÊ É UMA MISTURA DE CLÁSSICA COM SEXY. “O bico e o salto fino e o formato mais cavado, especialmente com tira no tornozelo, fazem do modelo uma escolha muito sensual. Mas quanto mais grosso ou menor o salto, mais associado ao trabalho e à formalidade”, esclarece.
TÊNIS
Se o seu grande favorito é o tênis, isso mostra que é uma pessoa mais casual e despojada, que prioriza o conforto: “Ele tem uma ligação direta com o esporte, e durante muito tempo ficou fora da rotina de dia a dia, por isso essa sensação. Mas QUANDO TEMOS DETALHES MAIS MODERNOS, COMO O BRILHO E AS APLICAÇÕES, ELE GANHA UMA LINGUAGEM CRIATIVA”.
OXFORDS E MOCASSINS
“A leitura deles está muito ligada ao universo masculino, então são muito clássicos, ainda mais se você junta com um visual de alfaiataria. Se usar com ROUPAS DE LINGUAGENS DIFERENTES, COMO AS SAIAS MIDIS, ENTRA O ESTILO CRIATIVO, porque você muda a função do sapato, ainda mais em acabamentos e cores mais modernos”, esclarece.
RASTEIRAS
Rasteirinhas são sempre casuais, mas elas podem mudar de acordo com os acabamentos que você costuma escolher: “Ela tem muito a ver com um estilo mais natural, mas COMO DEIXA OS PÉS DESNUDOS GANHA UM TOQUE BEM SENSUAL, especialmente com detalhes como pedras, tiras de tornozelo, cores metalizadas e formas mais cavadas”.
GLADIADORA
“Ela vem da ideia dos gladiadores, quase que do uniforme militar, e ao trazer para o dia a dia ela demonstra um pouco de criatividade e é muito casual. AS QUE SÃO MAIS FINAS E AMARRAM ATÉ EM CIMA, COM O TRANÇADO FEMININO, LEVAM MAIS PARA O SEXY,especialmente se tiverem salto”, esclarece.