23.5 C
Brasília
HomeMundo“O furacão Irma continua a ser uma ameaça que devastará os EUA”

“O furacão Irma continua a ser uma ameaça que devastará os EUA”

Diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA pediu que pessoas acatem as ordens de evacuação das autoridades

O furacão Irma deve atingir a Flórida já na noite de sábado ou na manhã de domingo e algumas regiões devem ficar sem eletricidade durante dias. A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema, na sigla em inglês) calcula que 100 mil pessoas vão precisar de abrigo.

“O Irma continua a ser uma ameaça que devastará os EUA, seja na Flórida ou em alguns dos estados do sudeste”, disse Brock Long, diretor Fema, em uma coletiva de imprensa.

Ele aconselhou as pessoas a não ignorarem as ordens de evacuação. “Elas precisam sair, ouvir e acatar os alertas”, disse. Para tranquilizar a população, Long afirmou que as autoridades têm milhares de funcionários prontos para agir, com milhões de refeições e litros de água à disposição nas proximidades.

O Serviço Nacional do Clima disse que esta sexta-feira é o último dia para os moradores se retirarem antes dos ventos começarem a desenvolver velocidades perigosas na Flórida.

As empresas aéreas aumentaram o número de voos partindo do estado na quinta-feira e depois anunciaram planos de interromper as partidas em alguns aeroportos do sul da Flórida a partir da tarde desta sexta-feira.

O Irma era um furacão de categoria 5, o mais perigoso na escala (confira o gráfico abaixo), mas foi rebaixado para 4 depois de atravessar ilhas do Caribe. Os EUA só receberam três tempestades de categoria 5 desde 1851, mas o Irma é muito maior do que a última a chegar no país em 1992, o furacão Andrew.

Na quinta-feira, o Senado norte-americano aprovou por 80 a 17 votos uma medida para mais do que dobrar o financiamento da Fema, para 15,25 milhões de dólares, e liberar fundos para autoridades locais lidarem com desastres naturais.

(Com Reuters)

Veja Também