23.5 C
Brasília
HomeBrasíliaNº de endividados no DF cai, mas inadimplência aumenta em maio

Nº de endividados no DF cai, mas inadimplência aumenta em maio

Dados Fecomércio foram coletados após consulta a 600 famílias.
Cartão de crédito foi o maior gerador de dívidas, diz levantamento.

Pesquisa da Fecomércio aponta queda no número de famílias endividadas, mas aumento da inadimplência no Distrito Federal no mês de maio. De acordo com o levantamento, 82,3% das famílias – 609.034 – da capital do país tinham débitos no período, contra 83,8% no mês anterior – 620.441. Porém, o universo das famílias com contas em atraso aumentou de 68.098 para 73.471.

Para o presidente da entidade, Adelmir Santana, a queda no nível de endividamento ocorreu porque houve uma redução nas compras a prazo e não por causa da quitação das dívidas. Ele diz que desde fevereiro os índices da pesquisa mostram crescimento mensal no total de inadimplentes.

“O crescimento na inadimplência indica uma situação de fragilidade no controle das finanças pessoais, puxado principalmente pela classe que ganha até dez salários mínimos. Em abril, 12,5% desse grupo tinha alguma dívida atrasada. Em maio, esse mesmo percentual passou para 13,4%”, afirma Santana.

Em maio de 2015, assim como em meses anteriores, o instrumento que mais gerou dívidas continuou sendo o cartão de crédito. Do total dos endividados, 89,4% se declararam comprometidos nessa modalidade.

De acordo com a pesquisa, dentre as famílias com contas em atraso, 42,3% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente, 54,3% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente e 2,7% afirmaram não ter condições de quitar a dívida.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, diz a Fecomércio.

g1

Veja Também