24.5 C
Brasília
HomeMundoMultas do partido de bloqueio: o que vem a seguir para Boris...

Multas do partido de bloqueio: o que vem a seguir para Boris Johnson e Rishi Sunak?

Uma olhada em como tudo isso começou – e se Boris Johnson e Rishi Sunak terão que renunciar

Boris Johnson e Rishi Sunak devem receber avisos de multas fixas como parte de um inquérito policial sobre alegações de festas de bloqueio. Fotografia: Heathcliff O’Malley/The Daily Telegraph/PA

Tanto Boris Johnson quanto Rishi Sunak receberam avisos de penalidade fixa por violar as regras do Covid, assim como a esposa do primeiro-ministro, Carrie Johnson. Aqui está como chegamos aqui – e para onde pode ir a seguir.

O que aconteceu?

A investigação policial em andamento sobre alegações de partidos que violam o bloqueio em e ao redor de Downing Street resultou na emissão de 20 avisos de multa fixa no início deste mês. Na terça-feira, a polícia metropolitana disse que havia emitido mais 30 sobre as reuniões, com o número 10 dizendo que Johnson e Sunak estavam entre eles. O porta-voz de Carrie Johnson também disse que ela também foi informada sobre uma multa.

Como tudo isso começou?

Tudo começou em novembro do ano passado, quando o Daily Mirror disse que Johnson fez um discurso em um evento de despedida um ano antes, quando a Inglaterra estava no meio de um bloqueio de Covid, e que uma festa de Natal ocorreu em dezembro em Downing Street. No 10 insistiu que as regras foram seguidas em todos os momentos, mas mais e mais alegações se seguiram.

Uma semana após as primeiras alegações, um vídeo vazou para a ITV mostrando a equipe de Downing Street brincando sobre uma aparente festa em dezembro de 2020.

Quantos eventos vieram à tona?

Mais de 15 supostos eventos foram relatados , abrangendo um período de meados de maio de 2020 a abril de 2021. Entre eles, uma reunião de queijo e vinho no jardim nº 10 em 15 de maio de 2020, da qual o Guardian recebeu uma fotografia ; uma festa “traga sua própria bebida”, também no jardim; uma suposta festa no apartamento de Johnson cinco dias depois, em novembro de 2020, no dia em que Dominic Cummings deixou o emprego; e duas festas de despedida “embriagadas” ocorrendo no nº 10 simultaneamente em abril de 2021, na noite anterior ao funeral do príncipe Philip.

Por quais eventos Johnson e Sunak foram multados?

Embora o Met tenha dito que, em geral, não revelará para quais multas foram emitidas, confirmou que a multa de Johnson foi em relação a uma festa surpresa de aniversário organizada para ele no número 10 em 19 de junho de 2020.

Sunak também participou deste evento, embora supostamente o tenha feito em parte por acidente, chegando cedo para uma reunião. Acredita-se que a multa de Carrie Johnson também esteja relacionada à mesma parte, embora isso não tenha sido confirmado. Embora não se acredite que Sunak tenha participado de outras festas investigadas, ainda é possível que Johnson e Carrie Johnson sejam multados por outros eventos.

Johnson ou Sunak terão que renunciar?

De acordo com os trabalhistas, os liberais democratas e quase todos os outros partidos da oposição – sim. O argumento é que ambos negaram categoricamente na Câmara dos Comuns que violaram quaisquer regras e, assim, enganaram o parlamento – uma violação do código ministerial vista como uma questão de demissão.

No entanto, parece haver pouco apetite imediato entre os parlamentares conservadores para substituir Johnson, em parte por causa da guerra na Ucrânia, e porque o ministro visto como seu substituto mais provável, Sunak, está agora muito prejudicado tanto pela multa quanto pelas revelações da semana passada sobre a morte de sua família. assuntos fiscais . Dito isto, as coisas podem se mover rapidamente, e este é um território político sem precedentes.

O que eles disseram?

Em um clipe de TV, Johnson se desculpou, mas insistiu que não acreditava na época que a festa de aniversário, que ele descreveu como “uma breve reunião na sala do gabinete” com colegas de trabalho com duração inferior a 10 minutos, era ilegal. Ele acrescentou que entendia a raiva pública e que suas ações “ficaram aquém” do que era esperado. Sunak não disse nada, enquanto um porta-voz de Carrie Johnson disse que ela pagou a multa e “pediu desculpas sem reservas”.

O que acontece depois?

Downing Street prometeu que Johnson fará uma declaração apenas quando toda a operação policial terminar. No entanto, isso pode levar muitas semanas e há pressão para que ele diga algo imediatamente, com os trabalhistas, os Lib Dems e o SNP pedindo que a Câmara dos Comuns, que está atualmente no recesso da Páscoa, seja revogada.

E o relatório da Sue Gray?

O relatório de Gray, um alto funcionário público, foi encomendado após uma série de reivindicações da mídia sobre os partidos e foi concluído quando a polícia decidiu tardiamente investigar possíveis violações criminais, o que significa que apenas um resumo muito breve foi publicado . As autoridades dizem que o relatório completo será divulgado assim que o inquérito policial terminar, potencialmente com um atraso de uma semana ou mais para que o relatório seja revisado à luz das descobertas da polícia.

Alguma coisa assim já aconteceu antes?

Não se acredita que um primeiro-ministro e/ou um chanceler tenha infringido a lei enquanto estiver no cargo.

Veja Também