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Multas aplicadas em SP sobem 22% no 1º semestre deste ano, diz CET

De acordo com companhia de trânsito, foram aplicadas 6.098.229 multas.
Radar campeão em infrações está localizado na Avenida dos Bandeirantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou 6.098.229 multas no primeiro semestre deste ano aos motoristas infratores na cidade de São Paulo. Isso representa um aumento de 22% em relação ao primeiro semestre de 2014.

O radar que mais aplicou multas neste período está localizado na Avenida dos Bandeirantes com a Washington Luís, na altura do viaduto João Julião da Costa Aguiar, no sentido Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo levantamento realizado pela produção do Bom Dia São Paulo, a Prefeitura teria arrecadado cerca de R$ 7,5 milhões apenas com as multas aplicadas com este radar, considerando que os motoristas foram penalizados com uma infração leve no valor de R$ 53,20. A velocidade máxima no local é de 60 km/h, e os radares flagram excesso de velocidade, rodízio e zona máxima de restrição a caminhões e fretados.

O segundo radar que mais multou na capital paulista nos primeiros 6 meses do ano está na Marginal Pinheiros, na altura da ponte Cidade Universitária, no sentido Castello Branco, na Zona Oeste de São Paulo. Foram mais de 60 mil motoristas flagrados, e as multas somam R$ 3 milhões.

Na terceira posição do ranking aparece o radar da Avenida Conde de Frontin, na Radial Leste, perto da Rua Monsenhor Francisco de Paula, na Zona Leste. Foram 48.693 notificações emitidas. O quarto lugar ficou com o radar da Avenida Ibirapuera, no sentido bairro, perto da Avenida dos Bandeirantes. No local, foram cerca de 30.400 multas.

Programa de redução
O novo balanço já considera o período em vigor da nova velocidade de 40 km/h em diversas vias do Centro de São Paulo, adotada no final de 2014 e início de 2015. O levantamento, porém, não considera a nova fase de reduções de limites intensificada a partir de 20 de julho deste ano, quando a velocidade foi reduzida nas marginais Tietê e Pinheiros. Desde então, várias avenidas passaram a ter velocidade máxima de 50 km/h – caso da Pacaembu, Angélica e Sumaré.

A meta é padronizar esse limite em todas as avenidas importantes da cidade, com exceção das pistas expressas e centrais das marginais, que têm velocidade de 70 km/h e 60 km/h, respectivamente, e do Eixo Norte-Sul, onde a velocidade varia entre 70 km/h e 60 km/h, dependendo do trecho.

Segundo a CET, o Programa de Redução de Velocidade foi implantado na cidade de São Paulo para diminuir o número de acidentes e mortes provocadas no trânsito

De acordo com balanço divulgado na última terça-feira (19) pela companhia, as marginais Tietê e Pinheiros tiveram uma redução de 10% na lentidão depois da redução de velocidade há um mês. Em toda a cidade, a redução foi de 6% no trânsito.

Ano passado
Durante todo o ano de 2014, o número de multas de trânsito cresceu 4,5% em São Paulo em e chegou a 10.608.695 milhões, segundo balanço divulgado pela CET. Trata-se de um novo recorde para a cidade – em 2013, tinham sido 10,1 milhões de infrações.

O aumento ocorreu apesar de a Prefeitura deixar de multar por falta de inspeção veicular, já que o programa foi suspenso em fevereiro de 2014. Caso esse quesito fosse excluído da comparação, o aumento total de multas na cidade no último ano teria sido de 7%.

As multas por excesso de velocidade continuaram sendo as campeãs em São Paulo. Foram 3,1 milhões, praticamente o mesmo número registrado em 2013.

O aumento mais expressivo em 2014 foi em relação às multas para quem transitou em faixas exclusivas e corredores de ônibus. Nesse quesito, a cidade teve 1,2 milhão de infrações, 69,5% a mais do que as 713,5 mil multas de 2013.

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