20.5 C
Brasília
HomeAconteceuMulher é presa após sequestrar recém-nascido no CE e fingir que filho...

Mulher é presa após sequestrar recém-nascido no CE e fingir que filho estava internado

Suspeito disse ao companheiro que estava grávida, e à família que seu bebê foi internado em uma unidade de saúde para tratamento.

Bebê de 2 meses foi sequestrado por uma mulher em Fortaleza (CE)
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher de 39 anos foi presa por suspeita de sequestrar um recém-nascido de dois meses no Centro de Fortaleza (Ceará), na última segunda-feira, 26. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita havia cometido o crime após informar para o companheiro que estava grávida. Para sustentar o fato, ela informou também à familiares que o recém-nascido estaria em uma unidade de saúde em tratamento. As autoridades não informaram se a mulher esteve grávida em algum momento.

O recém-nascido havia desaparecido na noite do último sábado, 24, no centro da capital cearense. Com base nas primeiras informações, as autoridades descobriram que o bebê foi visto pela última vez em uma pousada social, após ser deixado pela mãe aos cuidados da mulher que estava no local.

Na mesma noite, o caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e transferido para a 12ª Delegacia DHPP. A unidade especializada acionou, na segunda, o apoio do Alerta Amber Brasil da empresa Meta, um dispositivo que auxilia no enfrentamento à pessoas desaparecidas.

A polícia também solicitou à perícia do Estado que fizesse um retrato falado com as características da suspeita, bem como a divulgação da foto da criança. Algumas pessoas identificaram o bebê a partir das imagens divulgadas nas redes sociais. A suspeita e a vítima foram localizados no bairro Sabiaguaba, na segunda.

Ela foi autuada em flagrante por sequestro e cárcere privado e colocada à disposição da Justiça. A ação também contou com o apoio da 7ª Delegacia e do Núcleo Operacional do DHPP.

Sistema tecnológico auxiliou 

A tecnologia Amber Alerts, usada pela Polícia Civil do Ceará neste caso, permite a divulgação de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos, que estão desaparecidas, nas plataformas digitais administradas pela Meta, como o Facebook e Instagram.

Essa é uma das ações de enfrentamento à pessoas desaparecidas no Ceará, e é utilizada desde agosto de 2023. Além do estado, o sistema é utilizado também no Distrito Federal.

Esta é a terceira vez que o alerta é acionado pela Polícia Civil do Ceará neste ano com sucesso. A tecnologia é adotada, atualmente, por 30 países. Quando Amber Alerts é ativado, um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido

Veja Também