22.5 C
Brasília
HomeMundoMulher de Trump plagia discurso de Michelle Obama

Mulher de Trump plagia discurso de Michelle Obama

A ex-modelo Melania Trump pronunciou frases iguais as da primeira-dama, quando acompanhou Barack Obama em sua campanha, em 2008

Melania Trump, esposa de Donald Trump, discursa durante a Convenção Nacional Democrata (Mike Segar/Reuters)
Melania Trump, esposa de Donald Trump, discursa durante a Convenção Nacional Democrata (Mike Segar/Reuters)

O discurso pronunciado pela mulher de Donald Trump, Melania Trump, durante a Convenção Nacional Republicana na segunda-feira passou longe ser inédito. A fala da ex-modelo apresentou uma série de semelhanças com um discurso de Michelle Obama, em 2008, e chegou a repetir frases idênticas às da primeira-dama democrata.

O pronunciamento de Melania, de 46 anos, até o momento pouco presente na campanha, encerrou a primeira noite do comício republicano, que deve nomear oficialmente Trump como candidato do partido na eleição presidencial. Enquanto muitos elogiavam seu porte, outros comparavam palavra por palavra de sua fala com a de Michelle, quando estava na mesma posição – apoiando seu marido na Convenção Nacional Democrata.

As similaridades começaram quando a eslovena narrou sua criação na antiga Iugoslávia. “Desde muito jovem, meus pais me apresentaram os valores de que se trabalha duro pelo se que quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se deve cumprir o que promete, de que se trata as pessoas com respeito”, disse Melania. As palavras foram quase as mesmas de Michelle em 2008: “Barack e eu fomos educados com valores muito similares: trabalhar duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se cumpre o que promete, que se deve tratar as pessoas com dignidade e respeito”.

Nem mesmo os elogios da ex-modelo ao seu pai foram sinceros: “Sua integridade, compaixão e inteligência se refletem hoje em mim e em meu amor pela minha família e por este país”, comentou. Há oito anos, Michelle disse que a “integridade, compaixão e inteligência” de sua mãe se refletiam em suas duas filhas. As passagens foram tão similares que a campanha de Donald Trump publicou um comunicado para explicar que a equipe que redigiu o discurso de Melania havia “tomado notas sobre o que a inspirava na vida e, em alguns casos, incluíram fragmentos que refletiam seu próprio pensamento”.

Vídeo: assista à comparação entre os dois discursos:

(Com AFP e EFE)

Veja Também