19.5 C
Brasília
HomeBrasíliaMorador de Salto se surpreende com quantidade de espuma no Rio Tietê

Morador de Salto se surpreende com quantidade de espuma no Rio Tietê

De acordo com ele, cenário não é comum nesta época do ano. Secretário de Meio Ambiente explica que espuma é resultado da chuva.

Um morador de Salto (SP), cidade localizada a 105 km da capital, se surpreendeu ao sair de casa na manhã desta sexta-feira (23). No caminho do trabalho, ao passar pela ponte dos Pescadores, ele se deparou com o trecho do rio Tietê que corta a cidade todo encoberto por espuma. “Eu moro aqui desde que eu nasci e eu nunca vi tanta espuma assim nessa época do ano. No outono e inverno é normal, mas em plena primavera é novidade pra mim”, garante o funcionário público Gilberto Donizete Esquerdo, de 46 anos.

Nas imagens que ele registrou é possível ver o trecho do rio, próximo aos bairros São Pedro e São Paulo e Vila Teixeira, totalmente encoberto pela espuma. “Era normal ver o rio assim no mês de maio, junho e julho, mas em pleno outubro eu nunca vi isso acontecer.”

Apesar da quantidade de espuma no rio – que é resultado de dejetos de detergentes que são agitados pela água -, a cidade não apresenta vento na manhã desta sexta-feira e, assim, a população não precisa se preocupar com ardência os olhos. “Normalmente, quando venta a espuma se espalha e daí é um problema pra gente. Mas, ainda bem, que não está assim hoje”, comenta.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, a espuma que está no Rio Tietê aparece mesmo nesta época do ano quando chove bastante em São Paulo, como aconteceu nos últimos dias.

Ainda de acordo com o secretário, a espuma leva aproximadamente 12 horas para ir de São Paulo até Salto. “Não é novidade para os moradores da cidade. O rio deve ficar cheio hoje durante todo o dia”, conclui.

Morador ficou surpresa com a quantidade de espuma no rio na manhã desta sexta-feira (Foto: Arquivo Pessoal/Gilberto Esquerdo)
Morador ficou surpreso com a quantidade de espuma no rio na manhã desta sexta-feira (Foto: Arquivo Pessoal/Gilberto Esquerdo)
Veja Também