Em assembleia realizada neste domingo (15/4), os metroviários decidiram não entrar em greve. A categoria aceitou a proposta da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Segundo a assessoria de imprensa do serviço público de transporte, os trens circularão normalmente nesta segunda-feira (16).
Durante a assembleia, os funcionários aceitaram os termos oferecidos pelo Metrô por 143 votos a favor e 30 contrários. Dessa forma, a greve foi suspensa.
Atenção! Por 143 votos a favor e 30 contra, os empregados decidiram, em assembleia agora à noite, aceitar a contraproposta oferecida pela empresa e suspenderam a greve.
— Metrô Brasília (@metrobrasilia) 16 de abril de 2018
O Sindicato dos Empregados do Metrô (Sindmetrô) aceitou a proposta do Governo do Distrito Federal (GDF). O poder público ofereceu o pagamento de R$ 2,1 milhões por ano a título de recomposição salarial. O valor será dividido entre os trabalhadores, gerando um montante de R$ 146 para cada metroviário, a ser depositado no auxílio-alimentação.
Em 2017, uma greve de 40 dias dos metroviários gerou transtornos à população. A categoria voltou a trabalhar somente após decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).