Em sabatina na OAB, candidata defendeu abstinência e acolhimento. Ela pretende criar 5 grandes centros de abrigo que funcionem 24 horas.
A candidata pelo PMDB à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, afirmou nesta terça-feira (13) que pretende criar centros de desintoxicação para usuários de drogas que levem eles a não retornarem ao consumo novamente.
Durante sabatina na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo, a candidata afirmou que soluções apresentadas até o momento de “manejo de contingência” na área da Cracolândia, na Luz, Centro de São Paulo, não estão dando certo porque, após o período de desintoxicação, os dependentes retornam ao consumo. Ela defendeu uma proposta com a “abstinência” e o apoio de centros de abrigo para dependentes.
Segundo Marta, se eleita, irá criar cinco grandes centros de abrigo no Centro e em outras regiões da capital para desintoxicação, acolhimento e também cuidado de pessoas com transtornos mentais, com funcionamento de 24 horas por dia.
Marta salientou que visitou centros religiosos que apoiam dependentes químicos e que entendeu que “não importa a religião”, mas que a crença em algo nestas instituições “resgata” os usuários e os motiva a acreditar em algo novamente.
“Quem está na rua é porque não tem autoestima, perdeu família, emprego. Resgatar a autoestima, com acolhimento e respeito, fazendo-os acreditar em alguma coisa, começar a se engajar em algo, buscar uma profissão, não é alto rápido”, afirma ela.
Marta afirmou ainda que possui como proposta tornar a inspeção veicular gratuita e opcional, que, para quem optar por fazer, “irá descontar imposto”. Ela ainda pretende construir seis novos terminais de ônibus pois, segundo ela, não foram construídos nenhum nas duas últimas gestões.
Uma outra proposta dela é o Banco do Povo, com programas de microcrédito voltados para o pequeno empreendedor.