De 1º de janeiro a 8 de outubro o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 9 mil ocorrências de incêndios em áreas verdes
O Corpo de Bombeiros divulgou nesta quarta-feira (9/10) o balanço de incêndios em vegetação no Distrito Federal este ano. De acordo com a corporação, de 1ª de janeiro a 8 de outubro foram atendidas mais de 9,2 mil ocorrências de queimada. As áreas atingidas somam mais de 15 mil hectares. Nos oito primeiros dias de outubro, houve 387 incêndios em vegetação, totalizando 378 hectares.
Em todo ano de 2018, o número foi bastante inferior, cerca de 6,4 mil chamados e 7,6 hectares queimados. Em outubro do ano passado, 338 ocorrências foram atendidas pelos Bombeiros e a área queimada chegou a 197 hectares.
Este ano, o DF ficou 113 dias consecutivos sem chuva, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante o período, é comum queimadas em vegetação. Em 4 de setembro, o Corpo de Bombeiros atuou em, pelo menos, três grandes incêndios na capital.
Um deles, no Park Way, próximo ao Aeroporto de Brasília, deixou a região tomada por fumaça. As chamas atingiram parte da quadra 14 e um condomínio. No entanto, os bombeiros evitaram que o fogo se espalhasse e chegasse próximo às casas. No mesmo dia outro, queimou a vegetação próximo ao Catetinho, no Gama.
Em 12 de setembro, o Corpo de Bombeiros atuou em mais três incêndios. Um deles aconteceu próximo ao Morro da Capelinha, em Planaltina. Outra, na mesma região, atingiu um milharal nas proximidades da BR-020. A terceira queimada foi próximo ao Polo de Modas de Sobradinho.
A temporada de chuva chegou no DF, no entanto, elas ainda acontecem de forma tímida e em áreas isoladas. Para esta quarta-feira (9/10), o Inmet prevê precipitações entre o fim da tarde e a noite. Mesmo assim, o dia será quente. A temperatura máxima pode chegar a 33ºC. A umidade relativa do ar varia entre 90%.