19.5 C
Brasília
HomeMundoLíderes mundiais são filmados rindo de Trump durante cúpula da Otan

Líderes mundiais são filmados rindo de Trump durante cúpula da Otan

As imagens foram filmadas pelo anfitrião britânico na noite de terça-feira e emitidas com legenda pela rede de televisão canadense CBC

Trudeau e Boris: governantes do Reino Unido, Canadá, França e Holanda foram flagrados pelas câmeras no Palácio de Buckingham rindo de Trump (Yui Mok/Reuters)

Os governantes do Reino Unido, Canadá, França e Holanda foram flagrados pelas câmeras no Palácio de Buckingham rindo do presidente americano, Donald Trump, por suas longas aparições à imprensa na cúpula da Otan.

As imagens, filmadas pelo anfitrião britânico na noite de terça-feira e emitidas com legenda pela rede de televisão canadense CBC, podem sacudir nesta quarta-feira a reunião dos aliados em Watford, nos arredores de Londres.

Nelas, pode-se escutar o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, perguntando ao presidente francês, Emmanuel Macron: “Foi por isso que chegou tarde?”.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, intervém: “Chegou tarde porque sua coletiva de imprensa durou 40 minutos”.

No começo da terça-feira, a reunião bilateral entre Macron e Trump foi precedida por uma longa atenção à imprensa, quando os líderes demonstraram publicamente suas divergências sobre a estratégia da Otan e sobre comércio.

No vídeo, Macron parece contar uma piada sobre o encontro, diante dos olhares da princesa Anne e do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, mas o francês vira de costas para a câmera e suas palavras não podem mais ser ouvidas.

“Oh, sim, sim, anunciou…”, reage um Trudeau brincalhão, acrescentando: “Você acaba vendo sua equipe boquiaberta”.

 

Como na reunião da Otan do ano passado, Trump quebrou o protocolo da cúpula e usou suas aparições públicas com aliados para responder a dezenas de perguntas dos jornalistas.

O dirigente classificou de “insultantes” as críticas de Macron sobre a morte cerebral da Otan, criticou novamente os países europeus por não gastarem os suficiente e a investigação pela qual ele poderá sofrer um impeachment.

Após o segundo dia de cúpula, que deverá terminar com uma declaração comum para reiterar a unidade dos aliados, Trump deve dar outra coletiva de imprensa, dessa vez sozinho.

Veja Também