Flagrantes aconteceram em Barueri, na Grande São Paulo.
Prática é irregular, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Instrutores de autoescolas de Barueri, na Grande São Paulo, ficam fora do carro enquanto os alunos dirigem os veículos. A conduta é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, que determina que os instrutores devem acompanhar as aulas dentro do carro.
Um flagrante foi enviado ao Bom Dia São Paulo por um morador de Barueri. Um aluno dá voltas sozinho enquanto o instrutor da escola Alpha fica embaixo de uma árvore. Pelo vídeo, é possível ver que o aluno tem dificuldade para estacionar o carro.
O gerente da autoescola Alpha, William Bispo de Moraes, disse que não sabia que os alunos dirigiam sozinhos e que cabe demissão ao instrutor que tiver esse tipo de conduta.
Os casos de instrutores fora do carro costumam acontecer na Avenida Ômega, local tradicionalmente usado para treinar alunos pelas autoescolas da cidade.
Em outro flagrante, um aluno dirige sozinho também pela Avenida Ômega. Ele já tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas busca agora uma categoria especial, após ter sofrido um acidente.
O instrutor Carlos Padilha negou à equipe do Bom Dia São Paulo que estivesse fazendo educação à distância. Afirmou que explica a realização da baliza do lado de fora.
Em nota, a Autoescola Javarotti, da qual Padilha faz parte, ressaltou que o instrutor feriu o Código de Trânsito e também o regulamento interno da empresa. A autoescola lamentou o fato e disse que vai tomar as medidas necessárias.