Matrículas vão até sexta-feira (22) e a lista de inscritos será divulgada em 29 de abril. Online e gratuitas, as aulas terão início em 3 de maio
As inscrições para o curso Gestão de conflitos no contexto escolar estão abertas até esta sexta-feira (22). São 50 vagas disponíveis e o resultado das inscrições será divulgado em 29 de abril, por e-mail. Caso haja quantidade maior de inscritos, serão consideradas as seguintes prioridades: cargo de orientador educacional, de psicólogo e pedagogo e lotação na Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião.
Os interessados podem se inscrever aqui. As aulas serão gratuitas e online. A iniciativa é do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
50Número de vagas disponíveis para o curso Gestão de conflitos no contexto escolar
O curso tem o objetivo de apresentar aos participantes técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos dentro do ambiente escolar. As aulas, com 80 horas de duração, terão início em 3 de maio e ocorrerão às terças-feiras, das 14h30 às 17h30, e às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.
No material programático, serão trabalhados a comunicação não-violenta moderna, a teoria do conflito, teoria dos jogos, fundamentos da negociação, panorama e etapas da mediação e processos circulares.
Plano de Urgência Pela Paz nas Escolas
Devido aos casos de violência nas escolas do Distrito Federal, a Secretaria de Educação lançou o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas. De imediato, o pacote de iniciativas foi levado a 126 unidades, nas quais foi detectado o maior número de casos de brigas e agressões entre os alunos.
Além das secretarias de Educação, que coordena a comissão, e de Segurança Pública, o grupo é composto pelas pastas da Saúde, Esportes, Juventude e Justiça.
De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz, que vai resultar desse trabalho em conjunto, deverá estar em todas as escolas do DF até esta quarta-feira (20). Além desse material, a prevenção contará com a varredura, que consiste na revista dos pertences dos alunos ou nas salas de aula, reforço no policiamento, por meio do Batalhão Escolar, rodas de conversa e atividades pedagógicas nas unidades de ensino.
*Com informações da Secretaria de Educação