O espaço ocupa a porção central do túnel e tem como objetivo abrigar equipamentos de monitoramento e comando
Localizada no ponto de encontro subterrâneo entre as avenidas Central e Comercial, a sala técnica do Túnel de Taguatinga teve mais uma etapa iniciada. Nesta segunda-feira (23), começou o trabalho de alvenaria do espaço.
“Iniciamos a alvenaria da sala técnica. Serão 30 dias de trabalho dessa parte bruta. No outro mês, faremos o acabamento e os pisos”André Borges, engenheiro civil
Durante um mês, o serviço se concentrará na construção das paredes e das divisórias da cabine. “Iniciamos a alvenaria da sala técnica. Serão 30 dias de trabalho dessa parte bruta. No outro mês, faremos o acabamento e os pisos”, explica o engenheiro civil André Borges.
Em dezembro do ano passado, a sala recebeu a preparação para 14 quadros de energia, cujo cabeamento vai passar por uma eletrocalha – canaleta de aço galvanizado.
Com 32,4 m x 53,50 m, a cabine de concreto serve como base para todas as operações envolvendo o túnel. Ela será ocupada por centrais de monitoramento do sistema de ventilação, segurança, brigada de incêndio, geradores de energia, quadros de comando e até um reservatório de água com capacidade para 50 mil litros, para casos de emergência.
O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em processo de construção no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.