20.5 C
Brasília
HomeBrasíliaIbaneis sanciona lei que proíbe permanência de pessoas usando capacete ou balaclava...

Ibaneis sanciona lei que proíbe permanência de pessoas usando capacete ou balaclava em estabelecimentos comerciais no DF

Norma foi publicada no DODF desta quinta-feira (8) e entra em vigor em 30 dias. Descumprimento implicará em multa no valor de R$ 500.

Homem de capacete dentro de loja, flagrado por câmera de segurança, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou uma lei que proíbe a permanência de pessoas utilizando capacete, balaclava (espécie de gorro, em forma de elmo, que cobre a cabeça e o pescoço) ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos privados, comerciais, industriais, prestadores de serviços, e em repartições públicas de atendimento ao público do Distrito Federal. De acordo com o texto, o descumprimento da proibição vai implicar em uma multa de R$ 500.

A norma está no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (8) e entra em vigor em 30 dias. O projeto de lei é do deputado distrital Agaciel Maia (PR).

Segundo a lei, os estabelecimentos devem afixar, em local visível, placa informativa contendo os seguintes dizeres: “Proibido adentrar usando capacete, balaclava ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face. O descumprimento da proibição ensejará o acionamento de força policial“.

Em postos de combustível e estacionamentos, toda pessoa que estiver usando balaclava ou capacete deve retirá-los imediatamente após parar o veículo.

São exceções para a regra:

  • o ingresso e a permanência de indivíduos com vestimenta ou equipamento de cobertura facial cujo uso se justifique por motivo de cunho religioso ou sanitário;
  • o ingresso e a permanência em espaços onde esteja sendo realizado evento cuja natureza envolva a utilização de fantasias e adereços.

Veja Também