25.5 C
Brasília
HomeBrasíliaHospital das Clínicas cancela cirurgias de catarata por falta de kits

Hospital das Clínicas cancela cirurgias de catarata por falta de kits

Médico aponta falta de recursos e cerca de 240 procedimentos cancelados. Paciente afirma que terá de esperar um ano para exame no Incor.

O Hospital das Clínicas cancelou todas a cirurgias de cataratas nos últimos dias. Segundo relatos de médicos e funcionários, o motivo é a falta de materiais.

Um médico que pediu para não ser identificado e que foi ouvido pela equipe de reportagem do Bom Dia São Paulo afirmou que os cancelamentos aconteceram ao longo de uma semana pelo menos, totalizando cerca de 240 cirurgias canceladas.

“Tem bastante tempo que o Hospital das Clínicas está sem verba, que não está conseguindo comprar material e está reduzindo. Antes tava diminuindo, agora está cortando todas”, diz. Segundo ele, o problema acontece pela falta de recursos para a compra de um kit necessário para a cirurgia.

O Hospital das Clínicas confirma que houve uma interrupção pontual no fornecimento dos kits ao longo de quatro dias, mas que se tratou de um problema pontual e que já foi resolvido. As cirurgias canceladas estão sendo remarcadas, segundo o hospital.

Incor
O cancelamento de cirurgias de cataratas, porém, não é o único problema enfrentado pelo complexo. Pacientes reclamam da dificuldade de marcar exames do miocárdio no Instituto do Coração (Incor). Uma delas, conseguiu agendar seu exame apenas para dezembro do ano que vem.

Uma funcionária relata que pacientes esperam cerca de um ano para fazer certos exames, mas que, faltando um dia para o procedimento, recebem uma ligação cancelando o exame.

O Instituto do Coração informou que está fazendo normalmente exames de miocárdio e disse que alguns exames estão sendo reagendados por causa da reforma que vem sendo feita. O Incor diz que, mesmo com as obras, todos os pacientes que precisam do exame com urgência estão sendo atendidos.

Veja Também