25.5 C
Brasília
HomeBrasíliaHomicídios caem 23,8% na capital em agosto e têm menor índice desde...

Homicídios caem 23,8% na capital em agosto e têm menor índice desde 2001

Foram 67 casos, menor número desde o início da série histórica. Capital agora tem taxa de 9,22 homicídios por 100 mil habitantes.

A cidade de São Paulo registrou queda de 23,8% no número de homicídios em agosto deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números se referem exclusivamente à capital e não consideram os mortos em chacinas recentes na Grande São Paulo.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (23) pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, em evento dos conselhos de segurança (Consegs) na região central da capital. Foram 67 homicídios em agosto, menor número já registrado na série histórica desde que a medição passou a ser feita, em 2001, segundo Moraes.

O menor número registrado anteriormente tinha sido 79. Com essa nova queda, a taxa de homicídios chega a 9,22 homicídios a cada 100 mil habitantes. O índice é menor que a marca de julho, quando a capital teve 9,38 homicídios por 100 mil habitantes.

Roubo de carga
O número de casos de roubo de carga caiu na capital paulista, no estado e na Grande São Paulo em agosto, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública nesta terça-feira (22). Na capital paulista, a redução doi de 19,42% se comparado com o mesmo mês do ano anterior.

O número passou de 381, em agosto de 2014, para 307, em 2015. Segundo a pasta, é o quarto mês consecutivo de queda de roubo de carga na capital.

No estado, a redução foi de 13,7%, e na Grande São Paulo, de 24,84%. Para a secretaria, a queda é “resultado de um trabalho de investigação, que contou com a elaboração de um mapeamento, pela Polícia Civil, com os dados dos 10 últimos anos de roubos de carga em todo estado, como locais das ocorrências, detalhamento dos veículos envolvidos, forma de ação das quadrilhas, além de dados de pessoas presas e foragidas”.

A Secretaria não divulgou os dados de agosto dos outros crimes, como homicídio e latrocínio.

1º Semestre
O estado e a capital terminaram os seis primeiros meses com aumento de roubos de carga em comparação com o mesmo período de 2014. Foram 4.422 casos neste ano no Estado, ante 4.300 no ano passado (crescimento de 2,8%). O mês de março deste ano contribuiu para o aumento, tendo picos de casos.

No semestre, houve recuo somente na amostragem feita com a Grande São Paulo, onde ocorreram 991 casos de roubos de carga diante de 1.060 em 2014 (diminuiu 6,5%).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que os roubos de carga “estão em queda em 2015, tendência comprovada pelo resultado positivo pelo 4º mês consecutivo”. “Nos oito primeiros meses do ano, houve redução de 1,93% no estado e 9,81% na Grande São Paulo.”

Veja Também