20.5 C
Brasília
HomeBrasíliaHemopi convoca doadores após queda de 50% na doação de sangue e...

Hemopi convoca doadores após queda de 50% na doação de sangue e cancelamento de cirurgias em Teresina

A demanda aumentou, mas o volume de doadores não. Antes da pandemia, o órgão chegava a receber até 4.500 bolsas por mês. Atualmente, o número caiu para cerca de 2.500.

Com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda por bolsas de sangue aumentou, mas o volume de doadores, em Teresina, não. — Foto: Hospital das Clínicas/Divulgação

Após uma queda de 50% na doação de sangue durante a pandemia da Covid-19 e o cancelamento de cirurgias, em Teresina, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) instalou um posto de doação de sangue no Teatro João Paulo II, Zona Sudeste da capital, para incentivar doação e garantir o abastecimento.

O posto de doação vai funcionar nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.

Segundo o Hemopi, com o retorno das atividades dos serviços de saúde e dos procedimentos eletivos, a demanda de bolsas de sangue aumentaram, mas as doações continuaram com um percentual 50% menor.

Antes da pandemia, o órgão chegava a receber até 4.500 bolsas por mês e, atualmente, o número caiu para cerca de 2.500.

Ainda de acordo com a direção do hemocentro, a unidade de saúde que faz a solicitação de bolsas de sangue também deve fazer campanhas internas para estimular a doação e garantir que o estoque de sangue não acabe.

HUT suspendeu cirurgias devido ao baixo estoque de sangue

 

Hospital de Urgência de Teresina (HUT) — Foto: Lucas Marreiros/G1

Hospital de Urgência de Teresina (HUT) — Foto: Lucas Marreiros/G1

Pelo menos quatro cirurgias foram canceladas no sábado (24), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por causa do baixo estoque de sangue.

Segundo a direção da unidade, o Hemopi não estaria enviando sangue para manter o estoque mínimo da unidade de saúde.

Em nota, o Hemopi disse que as doações continuam em queda de 50% e, com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda aumentou ainda mais.

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável (sem sintomas de gripe ou resfriado), bem alimentado e descansado.

A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação ou fumado 2 horas antes.

O doador precisa apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. Menores entre 16 e 18 anos incompletos podem doar sangue, mas somente com autorização dos responsáveis.

Caso queira, o doador também pode agendar a doação em uma das quatro unidades do Hemopi:

  • Teresina: (86) 98894 6614
  • Parnaíba: (86) 9 8894 7159
  • Picos: (89) 9 8801 1717
  • Floriano: (89) 9 8801 1984

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar)

Veja Também