Aeronave chegou a 20 metros de altitude, superando os 6 metros anteriores; construção é usada para reconhecimento da área e coleta de imagens da superfície do planeta
A Nasa anunciou, nesta terça-feira, que o helicóptero Ingenuity estabeleceu um novo recorde de voo em Marte após atingir uma altitude de 20 metros. Antes, a aeronave havia chegado a apenas 6 metros. O marco atual foi alcançado durante o 59º voo da construção, que também permaneceu no ar por 142,59 segundos no ultimo sábado.
Diferentemente dos outros voos do helicóptero, realizados para apoiar o rover Perseverance, este parece ter sido realizado apenas para testar os limites da aeronave. Após a realização do experimento, a construção pousou em segurança no mesmo local, e a Nasa compartilhou uma nova imagem da superfície de Marte.
Ingenuity has set a new record!
The #MarsHelicopter successfully completed Flight 59, flying its highest altitude yet – 20 meters. The rotorcraft was in the air for 142.59 seconds. View the stats in the flight log: https://t.co/1CXIWdYIAQ pic.twitter.com/mzxOmJfBXK
— NASA JPL (@NASAJPL) September 19, 2023
O helicóptero é usado pela agência americana para reconhecimento da área e coleta de imagens da superfície de Marte. O Ingenuity foi o primeiro helicóptero da História a fazer um voo motorizado em outro planeta. A aeronave é controlada pela equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, no sul da Califórnia.
O Ingenuity voou pela primeira vez no solo de Marte em abril de 2021, quando planou a três metros do chão por 30 segundos. Pouco tempo depois do primeiro voo, o helicóptero já voava horizontalmente à 357 metros de altura. A aeronave foi essencial para provar que o voo era possível em Marte.