Ao todo, 16 leitos anunciados pelo governo estadual eram esperados para esta quarta-feira (1), mas equipamentos para UTI ainda não chegaram. Hospitais lidam com lotação de leitos infantis na região há 2 meses.
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp , em Campinas (SP), abriu mais dez leitos pediátricos na ala de terapia semi-intensiva nesta quarta-feira (1). A ampliação era esperada, conforme anunciado pelo governo estadual no dia 26 de maio, mas não foi completa. Seis novas vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) previstas devem ser abertas só na próxima segunda-feira (6).
O motivo do atraso desses seis leitos é que berços e bombas de infusão ainda não chegaram, informou o HC.
Do total de 31 leitos prometidos pelo governo de SP, 15 devem abrir no Hospital Estadual de Sumaré ainda nesta quarta, sendo cinco de UTI, cinco de semi-intensiva e outros cinco de urgência pediátrica.
Leitos novos ficam até setembro
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os novos leitos pediátricos vão ser mantidos nos próximos quatro meses, ou seja, até o fim de setembro.
Esse período é apontado pelas autoridades sanitárias como o que possui mais casos de doenças respiratórias em crianças.
Cenário de 2 meses de lotação
Nos últimos dois meses, hospitais de Campinas e da região vêm enfrentando lotações das alas infantis e filas por leitos por conta do aumento de crianças com problemas respiratórios – principalmente a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Foram 50 dias de lotação e fila nas enfermarias, realidade que deixou de ser frequente no dia 23 de maio.