24.5 C
Brasília
HomeBrasíliaHaddad assina termo de cooperação com União para transferir Ceagesp

Haddad assina termo de cooperação com União para transferir Ceagesp

Prefeito se reuniu nesta terça-feira (23) com a ministra da Agricultura.
Área de 700 mil m² pode se tornar um bairro planejado.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou, nesta terça-feira (23), um termo de cooperação com o governo Federal para viabilizar um novo endereço e transferir a Ceagesp(Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) para outro local. Atualmente, a unidade funciona na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com a prefeitura, há algumas áreas em estudo, mas nada definido ainda. Uma das opções é levar a Ceagesp para  perto do Rodoanel. O objetivo é aliviar o trânsito na região e facilitar o escoamento dos produtos. O local recebe cerca de 14 mil veículos por dia.

A escolha será feita através de licitação, pela direção da Ceagesp. Para isso, será preciso votar a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que tramita na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. A área da Ceagesp é de 700 mil m² e pode se tornar um bairro planejado.

“Essa região, que quando foi escolhida era distante do centro, valorizou-se muito e acabou se tornando um problema para quem está comercializando no Ceagesp. Consultamos detalhadamente quem está na companhia e o resultado foi unânime”, disse Kátia Abreu, ministra da Agricultura, durante a assinatura do termo.

“Para nós, é o maior empreendimento urbanístico que a capital tem pela frente. Quem vai fazer o chamamento é a Ceagesp, porque é ela a proprietária da área. Nós vamos dar todo ao apoio. Vamos colaborar, sobretudo para a ocupação da área atual, que vai dar lugar ao novo bairro. Nós vamos ajudar a mudar para uma localidade mais adequada, licenciar – isso depende da Prefeitura – e valorizar a Vila Leopoldina, que vai ter que passar por uma mudança da Lei de Uso e Ocupação”, disse Haddad.

O ministério acredita que o processo de licitação seja concluído até junho de 2016.

“Aquela área pode se tornar um bairro moderno, uma vez que é bem localizado e servido por duas linhas da CPTM [9 – Esmeralda e 8 – Diamante] e dois parques [Villa Lobos e Leopoldina Orlando Villas-Bôas]”, disse o prefeito. “Queremos promover ali uma ocupação mista, onde haja pessoas de várias classes sociais, tenha espaço para desfavelização, com oferta de habitação digna para essas pessoas no mesmo bairro, postos de trabalho, empreendimentos de todo o tipo”, completou Haddad.

Novo bairro
O projeto é visto com interesse por Haddad, pois a atual Ceagesp fica no Arco do Futuro, eixo estruturante de desenvolvimento econômico e social da cidade.

A mudança se enquadra na proposta de campanha de Fernando Haddad que busca estimular o progresso da urbanização da região dos rios Pinheiros e Tietê.

O prefeito afirmou em março que o projeto é “incontornável”. “Não faz sentido que um terreno com aquele valor imobiliário, com aquele potencial de desenvolvimento ficar sendo ocupado por um entreposto, que pode estar em um lugar melhor, liberando área para o desenvolvimento urbano”, afirmou.

g1

Veja Também