22.5 C
Brasília
HomeÉ DestaqueGreve dos aeronautas: quarta-feira (21) começa com 4 voos atrasados no Aeroporto...

Greve dos aeronautas: quarta-feira (21) começa com 4 voos atrasados no Aeroporto de Brasília

Não houve registro de viagens canceladas. Categoria cobra melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Pista de pouso e decolagem no Aeroporto de Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

A greve dos aeronautas chega ao terceiro dia consecutivo e provoca atrasos em quatro voos no Aeroporto de Brasília, até as 8h desta quarta-feira (21). De acordo com a Inframerica, profissionais da categoria se reuniram em protesto em frente ao embarque doméstico do terminal.

Os voos atrasados sairiam de Brasília com os seguintes destinos: Guarulhos (SP), Confins (MG), Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Além disso, a Inframerica informou que três viagens ocorreram conforme programado.

A Inframerica disse ainda que as condições meteorológicas “adversas” na região Sudeste do país também impactaram o horário das decolagens. Os aeronautas cobram melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Na segunda-feira (19), foram 24 voos atrasados e três cancelamentos (veja detalhes abaixo). Nesta terça (20), o dia terminou com 33 voos atrasados.

A Inframerica orienta que os passageiros cheguem com 2 horas de antecedência ao terminal. Em caso de dúvidas, os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea.

Avião decola na pista do Aeroporto JK, em Brasília, enquanto outra aeronave se prepara para voar — Foto: Vianey Bentes/TV Globo
Avião decola na pista do Aeroporto JK, em Brasília, enquanto outra aeronave se prepara para voar — Foto: Vianey Bentes/TV Globo.

Em nota, a Latam afirmou que a empresa registrou apenas impactos pontuais nesta terça, e pediu para que os passageiros confiram os horários dos voos nas plataformas da companhia.

“Os passageiros com voos afetados pela greve poderão remarcar gratuitamente seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso de seus bilhetes”, diz a Latam.

Greve dos aeronautas

Passageiros enfrentam grandes filas no Aeroporto de Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiros enfrentam grandes filas no Aeroporto de Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. Na sexta-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria.

A decisão é uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023. Segundo o SNA, 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.

Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

Veja a proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores

  • 100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da convenção e vale alimentação.

Veja Também