18.5 C
Brasília
HomeMundoGreenpeace denuncia “inação” da França perante desmatamento na Amazônia

Greenpeace denuncia “inação” da França perante desmatamento na Amazônia

Greenpeace denuncia “inação” da França perante desmatamento na Amazônia

“Amazônia em chamas, Macron continua cúmplice”, diz cartaz em frente à sede do Ministério da Transição Ecológica (Raphael Lafargue/AFP)

Militantes do Greenpeace protestaram, nesta quinta-feira (27), em diferentes lugares simbólicos da França para denunciar a “inação” e o “silêncio” do governo diante dos incêndios na Amazônia.

Uma grupo de ativistas – um deles usando uma máscara do presidente Emmanuel Macron – espalhou árvores de papelão e uma faixa com a mensagem “Amazônia em chamas, Macron continua cúmplice”, em frente à sede do Ministério da Transição Ecológica em Paris.

Ações semelhantes aconteceram diante do Ministério da Agricultura e da Torre Eiffel, bem como perante 17 órgãos administrativos franceses, relatou o Greenpeace.

A ONG denunciou a “inação” de Paris diante do desmatamento, causado principalmente por incêndios para uso da terra para pecuária e agricultura. A organização também lançou uma petição on-line para pressionar o governo sobre o tema.

Em agosto de 2019, Macron afirmou que a França era “parcialmente cúmplice” desse flagelo, em função do chamado “desmatamento importado”, ao importar, por exemplo, soja cultivada na Amazônia para a pecuária.

“Desde então, nada foi feito para acabar com a responsabilidade da França pela destruição irreversível da maior floresta tropical do mundo”, denunciou a gerente de campanha do Greenpeace França, Cécile Leuba, criticando “a inação e o silêncio do governo contra a catástrofe climática e ambiental que vive a Amazônia”.

 

Veja Também