Data havia sido mudada de 30 para 25 de abril; Saúde já tem 260 mil doses. Início vale para crianças, grávidas, mães recentes e trabalhadores de saúde.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta quarta-feira (13) que já recebeu 260.720 doses da vacina contra o vírus H1N1, por isso decidiu antecipar para a próxima segunda-feira (18) o início da campanha de imunização contra a doença. Gestantes, mães há menos de 45 dias, crianças menores de 5 anos e trabalhadores da Saúde podem procurar o atendimento a partir da data.
Os demais grupos que devem receber a vacina são compostos por pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância à Saúde.
Para essas categorias, a data de início da campanha foi mantida para 30 de abril. O DF tem ao todo 2,9 milhões de habitantes. A vacina protege contra três tipos: H1N1, H3N2 e influenza B (caso mais agudo da doença).
Na ocasião, a pasta alegou ter usado critério técnico para fazer a alteração e disse que a antecipação se devia ao estado de alerta em que o DF se encontrava em relação à doença, por três pessoas terem morrido desde o começo do ano.
A prevenção da doença é feita com hábitos de higiene, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e sempre lavar as mãos. Os sintomas do H1N1 são semelhantes aos da gripe normal: febre, tosse seca e cansaço. O doente pode ainda ter infecção no sistema respiratório.