Usuários do Twitter se mobilizaram para localizar o garoto iraquiano da foto, que improvisou a camiseta do jogador argentino Lionel Messi com um saco plástico listrado
A foto de um garoto usando uma sacola plástica listrada improvisada como a camisa do jogador de futebol argentino Lionel Messi viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A imagem mostra o menino, que acreditam ser de Dohuk, no Iraque, uma região muito atingida pela guerra contra o Estado Islâmico (EI), vestindo a sacola com o nome de Messi e o número 10 escritos nas costas.
Após o sucesso da foto, os usuários da rede social Twitter iniciaram uma campanha mundial para localizar o garoto e presenteá-lo com uma camisa oficial da seleção argentina. A imagem foi divulgada inicialmente pelo site de esportes Fanatik, da Turquia, e ganhou notoriedade após ser compartilhada pelo perfil @messi10stats, uma das mais famosas contas criada por fãs do jogador no Twitter.
Os responsáveis pelo perfil admitiram terem sido contatados pela equipe que assessora o atleta, que afirmou querer “saber quem é esse garoto para que Leo possa providenciar algo para ele”. Messi ainda não se pronunciou sobre o caso. O jogador foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Unicef em março de 2010. Desde então tem lutado pelo bem-estar de crianças vulneráveis em todo o mundo e já visitou países como Haiti e Costa Rica.