O funcionário da administração de Zaporozhie especificou que as tropas ucranianas recuaram para a segunda linha de defesa, enquanto os combates continuam. A região de Orekhov, segundo ele, ainda está sob o controle das tropas ucranianas.
No início da semana, Rogov disse à Sputnik que as tropas ucranianas, que recentemente se preparavam para uma ofensiva na região de Zaporozhie, mudaram drasticamente de tática.
Em vez de avançar, os soldados ucranianos começaram a construir linhas de defesa em pontos da região de Orekhov que são controlados por Kiev.
Além disso, as Forças Armadas da Ucrânia começaram a preparar a capital da região, a cidade de Zaporozhie, para os combates nas ruas. Militares ucranianos criaram áreas fortificadas nos subúrbios, minaram a infraestrutura e organizaram instalações militares em fábricas.
A região de Zaporozhie faz parte da Federação da Rússia desde 30 de setembro, quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma cerimônia no Kremlin, assinou os acordos sobre a integração da região.
Atualmente Moscou controla mais de 70% da região. O Exército ucraniano detém controle sobre o resto, em que está a cidade de Zaporozhie.