Um encontro romântico geralmente é acompanhado de um bom jantar, mas nem sempre a escolha da comida é a mais apropriada para quem quer aproveitar entre quatro paredes. Para fugir do sono, daquele desconforto básico no abdômen e até do mau hálito que acaba com o beijo, descubra quais os alimentos devem ficar fora do cardápio.
O QUE EVITAR
“Primeiro temos que pensar nos ALIMENTOS QUE GERAM DESCONFORTO ABDOMINAL E ATÉ GASES, como o brócolis, a couve flor e os grãos. Eles são ricos em fitatos que ocasionam o problema e podem até deixar um odor maior e ruim na região intima, então passe longe”, explica a nutricionista funcional ALYNE SANTIM.
Pensando em aproveitar aquele restaurante tailandês ou uma bela massa asiática com muitas especiarias? Se a sua ideia é ter uma noite digna de fogos de artificio é melhor deixar para outro momento. “Eles PODEM CAUSAR TRANSTORNOS COMO O SUOR, A OLEOSIDADE E O MAU HÁLITO”, alerta.
Outra sensação que ninguém quer em um encontro é a de cansaço, que acaba com a vontade de ficar juntinho por mais tempo. “Alimentos muito gordurosos tem uma digestão muito lenta e toda a sua energia vai para o estômago, VOCÊ PODE FICAR SONOLENTA E COM INCHAÇO ABDOMINAL”, conta.
BEBIDA NA MEDIDA
O vinho e outras bebidas alcoólicas são companheiros famosos dos encontros, e quando ingeridos na medida certa podem até te ajudar. Mas cuidado, em excesso colocam mesmo tudo a perder: “dentro de um limite, como um cálice de vinho ou uma dose de destilado, te deixa até um pouco mais solta e é bacana. Mas PASSOU MUITO DISSO A PESSOA PASSA A TER SUDORESE, MAU HÁLITO E O CORPO COMEÇA A SENTIR. Também evite a cerveja, que dá a sensação de inchaço e deixa a bexiga cheia, ninguém quer passar a noite indo ao banheiro”.
APOSTE NELES!
Alyne diz que os alimentos mais naturais são os mais indicados para a sua noite, e alguns em especial vão dar uma mãozinha na libido. “Alimentos você deve consumir são a melancia, que GERA UM MELHOR ODOR DA REGIÃO INTIMA, e opções como a hortelã, que deixam o hálito fresco. Outras opções para apimentar a relação são as frutas vermelhas, como o morango, porque são antioxidantes, melhorando a libido e as sensações no geral. A banana também te deixa atenta e mais focada, o que é ótimo para prestar mais atenção no outro”, garante.
CARDÁPIO PRÓ-ENCONTRO
SUCO ESPECIAL
INGREDIENTES:
Morango;
Cerejas frescas;
Kiwi ou água de coco;
canela a gosto.
MODO DE PREPARO: liquidifique e coe se desejar.
BENEFÍCIOS: aumenta os fluidos corporais e a libido, porque os ingredientes melhoram a vascularização inclusive da região intima.
FRANGO COM MEL E GENGIBRE
(da culinarista funcional LIDIANE BARBOSA)
INGREDIENTES:
2 peitos de frango orgânicos;
3 colheres de sopa de grãos de mostarda;
1 dente de alho macerado;
2 colheres de sopa de mel orgânico;
1 colher de chá do suco do limão siciliano;
1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma moeda) ralado;
4 colheres de sopa de amendoim torrado;;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
MODO DE PREPARO: leve ao fogo o mel, o alho, a mostarda em grãos, o suco do limão siciliano e o gengibre e deixe reduzir, para virar uma calda. Enquanto isso, em uma assadeira bem quente, coloque os peitos de frango temperados com sal e doure dos dois lados. Quando o frango estiver bem grelhado, finalize com o restante do azeite de oliva e sirva com a calda de mel e salpique os amendoins torrados.
BENEFÍCIOS: o gengibre é estimulante e vasodilatador, aumentando o fluxo sanguíneo nas regiões sexuais e aumentando a frequência cardíaca. Além disso, o frango é uma carne leve.
MORANGOS CREMOSOS
(da culinarista funcional Lidiane Barbosa)
INGREDIENTES:
1 caixa de morangos limpos e higienizados;
150 g de chocolate 70 % cacau sem glúten, sem lactose e sem açúcar derretidos;
100 ml de leite de coco light.
MODO DE PREPARO: faça um buraquinho nos morangos para recheá-los. Misture o chocolate derretido com o leite de coco, fazendo uma ganache e recheie os morangos.
BENEFÍCIOS: o cacau aumenta a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, que é bastante estimulante.