Fundamental para tratamento do diabetes, insulina falta há 5 meses. Governo prometeu reposição até o final desta semana.
A unidade da farmácia de alto custo do governo estadual localizada no Bom Retiro, região central da capital paulista, não tem insulina disponível para os pacientes, informou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (29). A insulina, fundamental no tratamento do diabetes, está em falta há pelo menos cinco meses.
Nos casos de doenças crônicas como o diabetes, o juiz pode obrigar o estado a fornecer o medicamento ao paciente. Contudo, nem um pedido judicial foi eficiente para promover abastecimento de insulina na farmácia do Bom Retiro.
Em novembro de 2003, a jornalista Ana Beathriz Cunha entrou na Justiça para ter direito ao tratamento contra o diabetes e a hipertensão, que não era fornecido pelo SUS. Atualmente, ela diz enfrentar dificuldades para manter o tratamento.
“Eu acho muito estranho. Como é que tem na farmácia pra você comprar e está indisponível no posto de saúde?”, questiona. O remédio que ela precisa ajuda a manter estável o nível de glicemia no sangue.
O Juizado Especial da Fazenda Pública do Estado de São Paulo confirma que nos últimos cinco meses, aumentou em 40% a quantidade de reclamações sobre a falta de insulina para pacientes cadastrados.
Depois de esgotar todas as alternativas no SUS, o paciente que procura o Juizado Especial ainda tem um último recurso antes de entrar com uma ação na Justiça: conseguir uma autorização nos postos de atendimento da Secretaria de Saúde do estado para que forneçam o medicamento.
“A pessoa que tenta este recurso tem possibilidade de 50% a 60% de conseguir este medicamento”, diz Maria Isabel Rodrigues, juíza da 1ª vara do Juizado Especial. “Se a pessoa garante o remédio, mas não o recebe, ela tem que comunicar o juiz, que concede um prazo para entrega do medicamento”, explica.
O Governo do Estado garantiu à reportagem que os medicamentos estarão disponíveis na farmácia de alto custo do Bom Retiro até o final desta semana.