18.7 C
Brasília
HomeBrasíliaFalta de médicos e demora para consultas preocupam moradores

Falta de médicos e demora para consultas preocupam moradores

Unidade Básica de Saúde do Parque São Bento acumula reclamações. ‘Dá muita revolta ficar esperando e nada acontecer’, reclama morador.

A falta de médicos e a demora no agendamento de consultas são as principais preocupações dos moradores do Parque São Bento, na zona norte de Sorocaba (SP), na área da saúde. O bairro possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que coleciona reclamações. “A gente precisa pelo menos de saúde básica”, diz a doméstica Raquel de Farias Andrade.

O prédio da UBS, na avenida Gualberto Moreira, é relativamente novo, construído e inaugurado nos últimos anos. De acordo com a prefeitura, são 7,3 mil atendimentos em média por mês. Apesar disso, são frequentes as reclamações dos moradores. É o caso da dona de casa Maria de Lourdes dos Santos, que vive no bairro há 20 anos. Ela comenta, por exemplo, que espera há quase dois anos por uma consulta e exames pré-cirúrgicos. “Dá muita revolta na gente. Ficar esperando e nada acontecer. Falam que não marcaram porque não tem vaga”, afirma.

A doméstica Raquel de Farias Andrade também reclama da demora nas marcações. Ela conta que demora de três a quatro meses para conseguir uma consulta. “Estou com um pedido desde outubro do ano passado. São poucos funcionários e falta muita qualidade na saúde para melhorar aqui no bairro.”

Falta de médicos
A coordenação da UBS disse que não há falta de médicos no bairro. São 66 contratados, entre clínicos gerais, pediatras, ginecologista, além de um consultório odontológico. Todos estariam seguindo escala e atendendo normalmente, mas quem procura o serviço de saúde por aqui reclama que a realidade não é bem essa. Os pacientes dizem que sempre há filas e muita espera.

“Não tem médico. A pediatra aqui é para atender a cada dois meses uma criança. A gente vem aguardar vaga aqui, mas nem sempre consegue. Mandam para o Pronto Atendimento. Chegar aqui e não ter médico não adianta nada”, diz a auxiliar de limpeza Cícera Barros ao afirmar que o ideal seria que a unidade tivesse atendimento 24 horas. “Seria ótimo se funcionasse ‘diretão’, com mais médicos e funcionários”, opina.

O vigilante José Edson da Silva se diz cansado da situação e do atendimento na UBS. “Isso causa uma revolta muito grande na gente. Porque tem um ótimo posto no bairro, de ótima estrutura, mas que na verdade tem médico para auxiliar os moradores do bairro. Acontece sempre de levar a criança lá e não ter médico, especialista, clínico.”

Falta de médicos e demora para consultas preocupam moradores (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Falta de médicos e demora para consultas preocupam moradores (Foto: Reprodução/ TV TEM)

 

Veja Também