O neurocirurgião aposentado Ben Carson anunciou apoiou nesta sexta-feira ao principal pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornando o segundo ex-pré-candidato a endossar o bilionário na corrida eleitoral. Carson, que desistiu da corrida em 4 de março, segue o governador de Nova Jersey, Chris Christie, ex-pré-candidato que também apoiou Trump após desistir da corrida para a nomeação do partido.
Carson realizou o anúncio durante entrevista coletiva com Trump na Flórida, antes da votação primária do Estado na terça-feira. De acordo com a emissora CNN, uma vitória de Trump na Flórida seria uma “sentença de morte” para as pretensões do senador Marco Rubio, que permanece na disputa republicana ao lado do senador texano Ted Cruz.
Carson já disse acreditar que Trump será capaz de deixar de lado sua retórica agressiva, que o marcou durante a campanha. “Existem dois Donald Trump. Há o Donald Trump que vai à TV e fala diante do público, e o Donald Trump atrás do palco”, declarou Carson à rede de televisão Fox News. “Eles não são a mesma pessoa. Um é mais o animador, e o outro é realmente um indivíduo pensante”, disse.
A campanha de Carson, um conservador religioso de 64 anos, perdeu impulso quando o cirurgião entrou em contradição sobre alguns aspectos do seu passado e admitiu que tinha mentido em determinadas passagens de suas biografias (sim, ele escreveu mais uma).