25.5 C
Brasília
HomeBrasíliaEscavação de passagem subterrânea do Túnel de Taguatinga está em fase final

Escavação de passagem subterrânea do Túnel de Taguatinga está em fase final

São 170 metros de escavação invertida, deixando dois metros de segurança. Após a finalização, prevista para domingo (22), começam os trabalhos de drenagem e concretagem

A escavação invertida será concluída no chamado Túnel 2, a passagem subterrânea sul para carros no Túnel de Taguatinga. A previsão é de que o trabalho termine neste domingo (22). As escavadeiras e retroescavadeiras estão retirando a terra até atingir 170 metros, chegando, assim, ao perímetro da fase 3, onde foram confeccionadas as lajes de fundo.

Com a finalização da escavação invertida, o solo será regularizado e compactado, ganhará drenagem e será instalada a armação de laje de fundo. Tudo isso para que seja iniciada a concretagem da pavimentação rígida, a ser feita a cada 23 metros | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Estamos fazendo a escavação de rebaixamento, deixando dois metros de segurança até a cota da laje final. Quando atingirmos, vamos voltar no sentido inverso executando a laje de fundo. Esse serviço vai acontecer tanto no túnel sul, quanto no norte”, revela o mestre geral da obra da empresa Eterc, Carlos Miguel Sidreira.

Carlos Miguel explica: “Estamos fazendo a escavação de rebaixamento, deixando dois metros de segurança até a cota da laje final. Esse serviço vai acontecer tanto no túnel sul, quanto no norte”

Com a finalização da escavação invertida, o solo será regularizado e compactado, ganhará drenagem e será instalada a armação de laje de fundo. Tudo isso para que seja iniciada a concretagem da pavimentação rígida, a ser feita a cada 23 metros.

“Quando atingirmos a cota, vamos voltar concretando a cada 23 metros. Primeiro você escava e depois volta concretando. Depois disso tem as barreiras de contenção do tipo New Jersey, que protegem as paredes e as canaletas que recolhem água”, afirma o fiscal da Secretaria de Obras, Antonio Carlos Ribeiro Silva.

Antes da escavação, foram feitas 1.066 metros de lamelas (paredes de diafragmas) para suportar o túnel e a laje de cobertura. Todo o material da escavação invertida é reaproveitado em outras fases da obra, como a compactação do boulevard e da pista do BRT.

Com 70% de andamento, as obras do Túnel de Taguatinga contam com cerca de 400 operários envolvidos na construção, sendo considerada a maior obra viária em execução no Brasil. O investimento é de R$ 275 milhões.

Veja Também