Acordo entre as duas empresas está causando polêmica entre órgãos reguladores de mercado da Europa
O Google desembolsou 1,5 bilhão de dólares na conta da Apple em 2019. O pagamento foi feito para que a empresa tenha seu buscador como serviço padrão no navegador Safari, presente no iPhone. E isso não está agrando em nada órgãos reguladores de mercado da Europa que estão investigando as duas empresas por ações anticompetitivas.
Conforme reportado pela Reuters, a cifra paga pelo Google para a Apple no ano passado está descrita no relatório compilado pela Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido. O valor exato pago pelo Google para que todas as pesquisas feitas pelos usuários em qualquer área do Safari direcionem para o seu serviço de buscas é de 1,2 bilhão de libras esterlinas.
O relatório critica o acordo entre as duas companhias e diz que negócios deste tipo criam uma “barreira significa para a entrada e a expansão” de competidores do Google. Também há críticas para a Apple, que lucra com este tipo de negócio e é aconselhada a permitir que os usuários de seus produtos possam realizar configurações prévias no Safari para decidirem qual serviço de busca padrão gostariam de utilizar.
Vale lembrar que a gigante de Mountain View lucra bilhões de dólares com anúncios comercializados em sua plataforma de pesquisa pela ferramenta Google Ads. Da receita de 41,1 bilhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, uma fatia de 82% veio das receitas com publicidade. O percentual equivale a 33,7 bilhões de dólares.
Essa não é a primeira vez que as duas empresas estão envolvidas em um imbróglio antitruste neste sentido. Segundo a Bloomberg, que teve acesso a documentos judiciais, o Google pagou 1 bilhão de dólares para a Apple em 2014 para ser o buscador padrão do sistema operacional iOS. Analistas entrevistados pelo The Verge estimam que a Apple tenha faturado algo em torno de 9 bilhões de dólares com estes acordos.
O Google é de longe o buscador mais utilizado do planeta. Dados da empresa de pesquisa Statcounter GlobalStats apontam que a companhia foi responsável por 92,06% das pesquisas realizadas na internet durante o mês de maio deste ano. Principal rival, o serviço Bing, da Microsoft, registrou uma fatia de apenas 2,61% das buscas. Em terceiro lugar está o Yahoo com 1,79%.