O presidente chinês Xi Jinping chegou a Nursultan nesta quarta-feira (14) para uma visita de Estado ao Cazaquistão, a primeira visita estrangeira do principal líder chinês desde a pandemia de COVID-19, ressaltando suas relações bilaterais com o país da Ásia Central.
Em 1ª viagem ao exterior desde a pandemia, Xi chega ao Cazaquistão e reforça laços na Ásia Central
De acordo com o Global Times, o Cazaquistão é considerado um parceiro estratégico para Pequim por servir de ponte entre a China, Ásia Central e Europa, sendo a primeira vez em que a Iniciativa do Cinturão e Rota foi mencionada por Xi.
Alguns especialistas chineses também apontaram que o Cazaquistão vem encontrando um equilíbrio entre China e Rússia em termos de influência política, o que fortalece os laços entre os países da região que vêm sofrendo pressões geopolíticas, especialmente dos EUA.
Segundo a mídia chinesa, Xi foi calorosamente recebido pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokaev, junto com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Mukhtar Tileuberdi, no aeroporto.
No ano em que as relações diplomáticas entre os Estados comemoram seu 30º aniversário, a visita do presidente Xi busca injetar um novo impulso entre eles. Ainda na segunda-feira (12), o embaixador chinês no Cazaquistão, Zhang Xiao, afirmou que a visita de Xi abre um novo capítulo e mais 30 anos dourados de relações bilaterais entre os países.
Para Zhang, as relações bilaterais entre China e Cazaquistão resistiram a uma situação internacional em mudança, e os dois países têm se apoiado firmemente em questões relacionadas a seus interesses centrais, dando uma importante contribuição para a paz e estabilidade regional e mundial.
Em um artigo assinado pelo presidente Xi intitulado “Aproveitar o passado para avançar mais nas relações China-Cazaquistão”, publicado na terça-feira (13) no jornal Kazakhstanskaya Pravda antes de sua visita de Estado, o líder chinês descreveu os dois países como bons amigos e parceiros e assinalou seu desejo de aprofundamento na cooperação entre eles.
Após a visita de Estado ao Cazaquistão, Xi também vai visitar o Uzbequistão e vai participar da cúpula da Organização da Cooperação de Xangai (OCX), uma ocasião estrategicamente importante de reunião de líderes mundiais, como o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.