Mais qualidade no atendimento e menos tempo de espera nas unidades públicas de saúde. Essas foram as principais promessas da candidata ao GDF Eliana Pedrosa (Pros), durante caminhada em frente ao Instituto Hospital de Base (IHB), na manhã desta quarta-feira (29/8).
Líder nas pesquisas, a candidata afirmou que o atual modelo de saúde adotado no DF não funciona e precisa de mudanças. Voltou a criticar o modelo de gestão do IHB e conversou a população que passava pelo local para ouvir reclamações. Entre as principais queixas, o ponto mais citado foi a falta de remédios para pessoas com doenças crônicas.
Para resolver os problemas da saúde, a candidata ao Palácio do Buriti afirma que contará com auxílio de profissionais de especializados para construir soluções. “Na minha equipe, tenho médicos com grande experiência na rede pública. Só assim poderemos fazer algo. Além disso, também voltaremos as atenções para as regiões administrativas. Ceilândia, por exemplo, é uma cidade enorme que não possui uma rede pública compatível com seu tamanho. Precisamos ampliar”, argumentou.
“A Saúde da Família vai ser prioridade. Com atendimento prévio, você previne e evita doenças graves”, justifica.explicou. A candidata voltou a defender uma de suas propostas de governo, que é a integração entre saúde e educação, com o atendimento dos estudantes nas próprias escolas.
Os ambulantes que ficam em frente ao IHB também indagaram Eliana sobre as condições de trabalho. “A Agefis só fica em cima da gente enquanto quem tem mais dinheiro se safa. O nosso ganha pão tá aqui. Sem isso não temos nada. Você precisa ajudar a gente”, pediu o ambulante, Cosme da Silva Dias, 42 anos. A candidata prometeu mudar o modo de agir da agência de fiscalização.
Perfil
Eleita deputada distrital por três vezes consecutivas, entre 2002 e 2010, foi secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal e terá o nome colocado à prova na disputa ao Buriti pela segunda vez.
Nas eleições de 2014, chegou a ser anunciada pelo PPS, mas não fechou aliança para vice do então chefe José Roberto Arruda (PR): saiu para deputada federal, mas não conseguiu se eleger. Antes de iniciar carreira na política, atuava em empresas de segurança da família, entre elas a Dinâmica.