Em tempos de poupar gastos, quando o assunto é moda, nada melhor que investir em peças versáteis e duradouras, que combinam com diversas produções, situações e ainda te ajudam a economizar. A consultora de moda e estilo Ana Vaz listou alguns calçados que se encaixam bem nessas características. Quer saber se você já tem um (ou todos)?
Tênis
Ele é um dos calçados mais populares e democráticos que existem, dada a infinidade de modelos e preços. “É o primeiro que eu escolhi, porque não sai de moda e nem do guarda-roupa, e é confortável desde o mais funcional voltado para a prática de esportes até o mais comum. A variedade de materiais, cores, texturas, aplicações, tipos de solado, formatos de bico, tamanhos de cano é gigante, e toda essa atenção que há com ele tem a ver com o foco em um conforto que não deixa o glamour de lado. Isso se reflete em modelos com materiais super nobres, que podem acompanhar looks bem descolados, incluindo de festa, assim como há as versões comportadas que cabem perfeitamente para vários ambientes de trabalho. O tênis sempre vai ter um momento em que será a peça ideal”, afirma Ana.
Sapatilha de bico fino
Além de ser atemporal, é extremamente versátil. Segundo a especialista, “ela é si é um sapato casual, mas o bico fino a deixa mais sofisticada e até com um toque um pouco mais formal. Isso faz com que, dependendo do material, você consiga usá-la em produções para lazer ou em looks para o trabalho. Outra vantagem é que ela funciona com uma variedade muito maior de partes de baixo do que a versão com bico redondo, que por ser muito para dentro, se for usada com uma calça flare ou pantalona, deixa a silhueta mais achatada, com se estivesse faltando um pedaço. A sapatilha de bico fino é coerente com essas peças e também com pantacourt, vestido., etc”.
Sandália rasteira ou flat
Apesar de não ser um calçado indicado para a grande maioria dos ambientes de trabalho, “é uma campeã para o lazer e combina muito com o nosso clima. É sexy, feminina, fica bem com saia longa ou mais curta, calça pantalona e pantacourt, fica muito interessante com calça de comprimento mais curto e vestidos longos. Pode sim ser uma opção para festa, quando vem toda trabalhada em pedrarias, por exemplo”, diz a profissional.
Scarpin
De acordo com a consultora, ele é indiscutivelmente atemporal. “Com ele você vai para o trabalho, para a festa e para o lazer. Além de ter uma entrada livre em muitos looks, dependendo da altura do salto e do material, ele pode ficar ainda mais confortável e te acompanhar em mais ocasiões ainda. Se você tiver que escolher um único ou primeiro sapato de salto, o scarpin é a melhor opção. E se tiver que pensar em uma única cor, eu sugiro o nude dentro do tom de pele da mulher que vai comprá-lo, pois assim ele viaja muito bem para verão e inverno, ou seja, imbatível”.
Anabela
Ana destaca que é uma sandália querida das brasileiras, porque é uma mulher que gosta de conforto, mas também de salto, e a anabela conversa com esses dois estilos. Ela não é formal, mas pode ser mais sofisticada de acordo com o material, como um verniz ou metalizados. Ainda pode ter uma pegada mais divertida quando vem com aplicação de pedrarias ou estampas, e pode ser casual, com solado de cortiça ou corda. Tanta versatilidade não a torna tão adequada para muitos ambientes profissionais, mas no que diz respeito a lazer ela entra com tranquilidade. Vale dizer que seu salto, por ser um pouco mais volumoso, é uma solução muito interessante para mulheres de quadris mais largos e pernas mais grossas, pois dá um bom equilíbrio. Para as de pernas mais finas, o simples fato dela ser feita com tiras ou em um couro mais delicado, um solado não tão espesso, já faz com que fique bem harmoniosa.