18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaDiretor da Aneel explicará apagão no Amapá em comissão do Congresso

Diretor da Aneel explicará apagão no Amapá em comissão do Congresso

André Pepitone da Nóbrega deve explicar aos parlamentares o motivo das falhas e as providências tomadas para normalizar a situação

Apagão atingiu 13 dos 16 estados do Amapá (Twitter/Reprodução)

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, explicará ao Congresso, nesta terça-feira, 17, o motivo das falhas na distribuição de energia elétrica no Amapá, que resultaram em um apagão de quase duas semanas e um sistema precário de “rodízio” de luz. Ele será ouvido em audiência pública virtual na comissão mista que acompanha medidas de combate ao novo coronavírus, a partir das 10h.

O convite foi feito na última quarta-feira, 11, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que apontou o prejuízo do apagão também na contagem de casos do novo coronavírus e nas dificuldades para manter pessoas doentes internadas. “Recebi a informação de que no Hospital de Oiapoque, no norte do Estado, a UTI já está lotada. A pandemia passou a ser parceira indispensável do caos e da tragédia da falta de energia”, disse, na ocasião.

O diretor-geral da Aneel deverá prestar esclarecimentos sobre o problema nos transformadores da subestação de energia, que levou ao apagão em 13 dos 16 municípios do estado. A expectativa é que ele explique o motivo da falha no sistema de reserva, que deveria funcionar quando o primeiro entrasse em pane. Nóbrega também será questionado sobre as providências tomadas para normalizar a distribuição de energia elétrica nos locais afetados.

Na última segunda-feira, 16, chegaram ao Amapá geradores termelétricos para aumentar a capacidade de fornecimento de energia ao estado. Os equipamentos devem permitir que 100% dos municípios afetados pelo apagão voltem a ter luz. Não há prazo certo para que isso ocorra, porque a instalação será feita aos poucos.

Veja Também