20.5 C
Brasília
HomeAconteceuDF registra aumento de 17,9% nas ocorrências de incêndios florestais em 2022

DF registra aumento de 17,9% nas ocorrências de incêndios florestais em 2022

Corpo de Bombeiros atuou em 5.344 casos este ano. Umidade relativa do ar chegou a 19% nesta quinta-feira (18), segundo Inmet.

Incêndio florestal no Paranoá Parque, no DF — Foto: Reprodução/TV Globo

O Distrito Federal registrou aumento de 17,9% no número de ocorrências de incêndios florestas em 2022. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 5.344 registros este ano na capital.

O relatório da corporação analisa casos que ocorreram entre 1° de janeiro e 27 de julho. Em igual período do ano passado, foram 4.532 incêndios florestais, ou seja, foram 812 registros a mais em 2022.

O aumento nas queimadas é provocado, principalmente, pelo tempo seco. Nesta quinta (18), por exemplo, a umidade relativa do ar chegou aos 19% (veja mais abaixo).

Em todo 2021, ocorreram 11.973 incêndios florestas no Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas na primeira semana de agosto deste ano, entre 1º e 8, foram registradas 300 ocorrências de incêndios florestais, no DF: um total de 950 hectares queimados.

Tempo seco

As queimadas se intensificam no período de estiagem na capital, com altas temperaturas e baixa umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet), nesta quinta-feira (18), os termômetros chegaram a 31,1ºC, no Gama, temperatura mais alta no Distrito Federal. Já a umidade teve mínima de 19%.

Nesta quinta-feira (18), o DF completa 103 dias sem chuva. De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, a umidade relativa do ar deve cair ainda mais pelos próximos dias.

“Geralmente, a umidade fica mais baixa entre o final de agosto e o mês de setembro. Hoje, estamos com aviso laranja, quando a umidade fica entre 20% e 12%. O alerta é diário e dura até o fim do dia, quando a umidade começa a subir”, disse o meterologista.

Queimadas

Incêndio florestal no DF — Foto: Divulgação/CBMDF

Incêndio florestal no DF — Foto: Divulgação/CBMDF

Nesta quinta-feira (18), os bombeiros atuaram em vários incêndios de grandes proporções. Por volta de meia-noite, o fogo atingiu 200 mil metros do Paranoá Parque.

Uma equipe chegou ao local às 2h e levou mais de três horas para combater as chamas. Às 11h20, a corporação atendeu outra ocorrência, na na QNR 5, em Ceilândia, próximo a BR-070.

Segundo os bombeiros, o fogo chegou próximo a barracos de madeira da região, mas as chamas não atingiram as estruturas. Ninguém ficou ferido.

Também no fim da manhã, outro incêndio atingiu uma área de vegetação no Setor de Clubes Sul, em frente o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Uma das faixas da via precisou ser interditada.

Incêndio próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, deixou uma faixa da via interditada — Foto: Reprodução/TV Globo
Incêndio próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, deixou uma faixa da via interditada — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja Também