19.1 C
Brasília
HomeBrasíliaDF amplia quadro de educadores para alunos com necessidades especiais

DF amplia quadro de educadores para alunos com necessidades especiais

Após denúncias de pais e cobrança de órgãos de controle, o governo ampliou o número de profissionais, mas total ainda é insuficiente

Agência Brasilia

Após denúncias de pais, a Secretaria de Educação ampliou o número de educadores sociais voluntários (ESVs) para apoio dos estudantes especiais nas escolas públicas brasilienses. Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quarta-feira (9/3), o quadro de profissional saltou de 2.667 para 3.964.

A falta dos educadores foi denunciada por famílias após o retorno das aulas mas, mesmo com a ampliação do quadro, ainda faltam profissionais nas escolas. Em 2021, a rede tinha 4.482 ESVs. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura que alunos com deficiência tenham direito ao suporte de monitores ou de educadores.

Além da falta de profissionais, os estudantes especiais também enfrentam salas de aula cheias. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a Defensoria Pública do DF (DPDF) e a seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) cobram a presença dos educadores.

Diante dos protestos e cobranças a Secretaria de Educação prometeu resolver o problema. Segundo a pasta, a rede tem 15.927 estudantes com deficiência matriculados, 571 monitores. Famílias de alunos sem atendimento podem entrar em contato pelo 162.

 

Veja Também