18.5 C
Brasília
HomeBrasíliaDeslizamento faz cratera aumentar e 'engolir' parte de asfalto em Tatuí

Deslizamento faz cratera aumentar e ‘engolir’ parte de asfalto em Tatuí

Cratera está ‘engolindo’ a rua Rosalina Holtz de Paula, no bairro Inocoop. Prefeitura diz que estuda medidas para recuperar via sem afetar moradores.

O deslizamento de terra de um barranco, provocado pelas recentes chuvas, preocupa os moradores da rua Rosalina Holtz de Paula, bairro Inocoop, em Tatuí (SP). Uma cratera aumentou com o deslizamento e parte da rua está sendo ‘engolida’. Os moradores pedem obras pelo local que, segundo eles, já sofre com problemas de erosão há dois anos.

Moradores temem por segurança no bairro Inocoop em Tatuí (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Moradores reclamam de cratera pelo bairro (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)

A aposentada Irene da Cruz conta que o muro da casa chegou a cair devido ao problema de erosão. “O muro começou a rachar e cair. Então, eu disse para o meu filho fazer um portão no local para, ao menos, segurar a estrutura e a gente ficar com duas saídas na casa. Não tinha outro jeito”, fala.

Irene revela que chegou até a se machucar depois de tentar registrar o problema pela rua. “Uma vez eu estava tirando foto para denunciar o fato, quando o asfalto desmoronou e eu cai no buraco”, comenta.

Para o balconista Darci Miranda, a maior preocupação é com a segurança das crianças. “O medo da gente é que alguma criança caia e se machuque”, afirma.

Em nota, a prefeitura informou que o bairro Inocoop foi construído na área de um antigo lixão e que estudos estão sendo feitos para recuperar a rua sem comprometer a estrutura das casas. Em janeiro deste ano, segundo a prefeitura, técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Geologia de São Paulo estiveram no bairro para uma vistoria e o relatório apontou que não havia abalo estrutural que comprometesse os imóveis.

Ainda segundo a prefeitura, embora tenham sido observadas rachaduras e fissuras nos pisos de algumas casas, a prefeitura disse que não foi detectado vazamento de gás em nenhum ponto e que não há riscos para os moradores. Em relação ao lixo, a prefeitura vai providenciar a limpeza da área para a próxima semana.

Problema de erosão começou há dois anos em rua de Tatuí (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Problemas com erosão começou há dois anos em rua de Tatuí (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Veja Também