Se você sempre se perguntou qual a melhor maneira de secar os cabelos, saiba que a resposta existe – e ela não vem dos salões: um novo estudo, realizado pela Universidade de Cambridge, descobriu 11 pontos essenciais para alcançar o melhor resultado e evitar problemas como as pontas duplas e a falta de brilho.
Entenda a estrutura do seu fio
De acordo com o doutor Tim Moore, que conduziu a pesquisa, é importante entender bem o cabelo. Ele é feito basicamente de queratina, a mesma proteína das unhas, e é composto por cutícula, a camada externa que é rígida e protege o fio, e córtex, o meio do fio (mais flexível e elástico).
O secador não é seu inimigo
Esqueça aquela ideia de que o calor do secador é mais prejudicial do que deixar o cabelo secar naturalmente. O especialista garante que, quando você molha os fios, a água é absorvida pela cutícula e pelo córtex, que aumenta e fica mais enfraquecido. Portanto, quanto mais tempo ele ficar molhado mais ele incha e maior é a probabilidade de quebra.
Esqueça os produtos caros
Você acha que aqueles produtos top de linha são indispensáveis? Então pode mudar de ideia: Moore diz que o melhor mesmo é adquirir os de nível médio, já que se você sair com cabelos molhados vai ter frizz e a poluição do ar, em contato com o fio molhado, vai dar prejuízos – mesmo gastando muito dinheiro, você não vai conseguir fugir desse efeito, esclarece o especialista.
Use uma toalha antes de secar
Quando for secar o cabelo, não vá direto para o secador. O melhor é tirar o excesso de água com uma toalha. Evite esfregar demais o cabelo porque, como já explicado, os fios estão mais sensíveis e podem quebrar. Prefira apenas pressionar e deixar que o tecido absorva a umidade.
Ao invés de escovar, penteie
Usar a escova nos cabelos ainda molhados não é uma boa pedida, então prefira pentear levemente para desfazer o emaranhado sem quebras.
Não molhe à noite
Muito se fala sobre não dormir com os fios molhados, e isso não é um mito – mesmo que não seja exatamente pelo motivo que você imagina. Apesar de não dar fungos, como muita gente acredita, o contato do cabelo com o travesseiro causa atrito, que pode quebrar os fios.
Abaixe a velocidade do secador (pelo menos no início)
Você já começa a secagem com o ar mais quente para acelerar o processo? É bom riscar este hábito: comece com uma temperatura baixa para evitar que o fio sobreaqueça e sempre deixe-o a uma distância de 15 centímetros da cabeça. Quando seus cabelos estiverem quentes, 90% dos fios já estarão secos e você poderá aumentar a temperatura. Finalize com um jato de ar frio para refazer as ligações internas dos fios, selar as cutículas e acabar com o frizz.
Volume certo
Muita gente gosta de um efeito com mais volume, algo que pode ser conseguido colocando o bocal do secador mais perto do couro cabeludo. Isso faz com que os fios de cabelo saiam da sua cabeça e fiquem a um ângulo mais alto, trazendo volume.
Use um bocal estreito
O bico mais fino e direcionado do secador é a melhor pedida para conseguir deixar os cabelos bem alinhados e mais brilhantes, pelo que afirma o pesquisador.
Prancha e modelador de cachos sem danos
Não tem problema usar uma prancha ou um modelador de cachos para finalizar a secagem, contanto, é claro, que os cabelos estejam totalmente secos. Se estiverem úmidos, a água aquecida se transformará em gás e danificará seus fios.
Combata a umidade
Clima úmido é igual a cabelos perdendo a forma mais rápido, então combata a umidade com o uso de um spray de proteção contra o calor.