Se na mente você encara a dieta como um sacrifício, vai se surpreender ao saber o quanto ela pode ser ainda mais difícil ainda para o seu corpo. Ele entende o processo como uma guerra, mesmo que seja para o seu próprio bem. Por que isso acontece? Então não vale a pena fazer dieta? Veja todas essas respostas, agora.
“O mecanismo que permitiu à espécie humana sobreviver por séculos à guerra e a períodos de fome é o que continua trabalhando nessa época com excesso de oferta. O que fazia ficar vivo nos primórdios da civilização também faz a gente ficar obeso no século XXI. Desse modo, o seu corpo aciona vários mecanismos de defesa durante o processo de emagrecimento, que felizmente só começam a acontecer a partir da quarta semana, não é do dia para a noite”, diz o Dr. Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
O metabolismo desacelera
Existem diversos motivos para a desaceleração, mas um deles é que “a tiroide produz hormônios que são responsáveis pela aceleração do metabolismo e, durante o processo de perda de peso, a disponibilidade deles para os tecidos fica reduzida“, explica o endocrinologista.
Você gasta menos calorias
Isso vale para todas as atividades do seu dia a dia, de comer a subir uma escada. “Em média, o gasto é de 10% a menos!Para entender melhor, um exercício que fazia antes, quando estava com o peso estável e gastava 259 kcal, agora, depois de um tempo de dieta, gasta 225 kcal. Então não vale a pena? Claro que vale, senão seria pior“, lembra o médico.
Fica mais fácil guardar gordura e mais difícil perder
O corpo possui uma enzima chamada lipase lipoproteica, responsável por guardar gordura dentro da célula, que “fica mais ativa e predisposta a esse estoque quando se está perdendo peso. Quer mais? A capacidade de eliminá-la também fique menor”, diz o profissional.
Você sente mais frio
Sabe aquela tremidinha quando está muito frio? Ela é uma defesa do organismo que consiste na produção de calor e, para isso, é preciso muitas calorias para gerar essa energia. Segundo o especialista, “quando se está perdendo peso, esse mecanismo também diminui, ou seja, a capacidade de produzir calor fica menor. Significa? Se você fez dieta no inverno desse ano, provavelmente sentiu mais frio que no do ano passado”.
Você sente mais fome
Parece óbvio, mas, ao contrário da fome que muita gente sente porque faz restrições demais no cardápio, o que acontece aqui, tecnicamente falando, “é que o tecido gorduroso produz um hormônio chamado leptina, responsável por diminuir a fome. Se você tem uma quantidade menor desse tecido, naturalmente, faz com que a produção da leptina também caia, e o quê? A probabilidade de a fome aumentar é alta”, esclarece Accursio.
Devo parar de fazer dieta?
Claro que não! E o nutrólogo te dá dois grandes motivos para isso:
– Embora o processo de emagrecimento, depois de certo período, diminua a velocidade em termos de perda de peso, “ele não é interrompido. Mas tenha perseverança e você continuará perdendo peso, sim!“, afirma o Dr. Wilmar.
– Se você emagrecer e permanecer com o peso lá em baixo de três a seis meses, “esses mecanismos de defesa ‘desistem’, porque você atingiu um novo ponto de estabilidade e ele pensa ‘opa, acabou a guerra’!”, diz o endocrinologista.