Maioria dos equipamentos foram instalados no Hran, unidade referência no tratamento de pacientes com Covid-19
As doações de equipamentos para auxiliar no enfrentamento ao coronavírus continuam. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu, nesta terça-feira (14/4), um ventilador mecânico e dez bombas infusoras. A entrega foi feita pelo Grupo Brasal. A maioria dos aparelhos foi instalada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência para tratamento de pacientes com Covid-19. Outros hospitais também receberão os equipamentos. A pasta ainda definirá quais serão as unidades.
De acordo com o diretor de Engenharia Clínica da Secretaria de Saúde, Willian Gontijo, outros sete ventiladores pulmonares e cinco monitores devem ser entregues ainda neste mês. “Estamos em meio à pandemia desse vírus. O equipamento mais importante neste momento, para atendimento a esse paciente, é o ventilador pulmonar. O vírus afeta o sistema respiratório, que passa a necessitar de auxílio”, explicou. Gontijo também destacou a importância dos monitores, que são fundamentais, na monitorização de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI).
Até então, a secretaria já recebeu a doação de 13 bombas infusoras, três monitores multiparâmetros e sete ventiladores pulmonares. Os equipamentos foram doados pelos Grupos Brasal e Kyoto Motors e também pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF).