14.5 C
Brasília
HomeBrasíliaConheça o traje espacial que poderá ser usado em Marte

Conheça o traje espacial que poderá ser usado em Marte

A roupa, apresentada pela empresa Mars One, será composta de partes feitas em impressoras 3D que poderão ser produzidas no planeta

Esboço de traje marciano divulgado pela empresa Mars One (MarsOneProject/Reprodução/Facebook)
Esboço de traje marciano divulgado pela empresa Mars One (MarsOneProject/Reprodução/Facebook)

A empresa privada Mars One divulgou nesta semana como será o traje que os primeiros colonizadores de Marte utilizarão durante a exploração do planeta. De acordo com a companhia holandesa, a roupa, chamada Surface Exploration Suit (SES, na sigla em inglês) permite que os humanos sobrevivam fora de cápsulas e habitats, suportando a poeira, radiação e pressão ao ar livre em Marte.

O estudo apresentado pela empresa revela que a roupa será pressurizada, com um capacete resistente a impactos e vai incluir um sistema modular que permite que algumas partes sejam intercambiáveis – elas serão feitas em impressoras 3D e podem ser produzidas sobre a superfície de Marte. O traje deverá ser capaz de impedir a forte radiação que incide sobre o planeta e se adaptará a diferentes tamanhos.

O novo traje poderá ser utilizado por oito horas, sem que acabe o oxigênio ou energia, e seria recarregado em quatro horas. Os tecidos são capazes de suportar temperaturas entre – 127°C e 77°C e também a poeira marciana (apesar de mais estudos serem necessários para driblar o pó finíssimo que recobre o planeta, de acordo com a empresa).

“A base do traje vem dos recursos locais de Marte, como dióxido de carbono da atmosfera marciana e o oxigênio derivado da camada de gelo do subsolo, para proporcionar um ambiente seguro, confortável para o tripulante e funcional”, afirmou Barry Finger, engenheiro chefe responsável pelo projeto, em comunicado da empresa.

Esboço de traje marciano divulgado pela empresa Mars One

 

Mars One

Cerca de 200.000 pessoas de 140 países já se registraram para participar do projeto Mars One, que busca financiamento por meio de programas de televisão. Uma delas é a brasileira Sandra da Silva. Serão selecionados 24 exploradores para colonizar Marte a partir de 2025, depois do envio de robôs para preparar a área, em 2018.

Sem possibilidade de retorno, eles deverão viver em pequenos habitats, encontrar água, produzir oxigênio e cultivar seus próprios alimentos.

Mars One
Mars One (Divulgação/VEJA)

Até hoje, o homem só conseguiu enviar missões robóticas para Marte, desenvolvidas com sucesso pela agência espacial americana Nasa, mas os Estados Unidos querem enviar astronautas para o planeta dentro de duas décadas.

Em 2014, a agência americana apresentou um protótipo de roupa espacial que será usado como modelo para os astronautas que farão a primeira viagem a Marte, prevista para daqui a duas ou três décadas, o chamado Z-2. A primeira versão da roupa, divulgada em 2012 pela Nasa, era muito parecida com o uniforme do personagem ‘Buzz Lightyear’, dos filmes Toy Story.

Veja Também