19.5 C
Brasília
HomeEconomiaConfiança do consumidor no Brasil mantém recuperação em junho, diz FGV

Confiança do consumidor no Brasil mantém recuperação em junho, diz FGV

Os ganhos observados nas últimas duas leituras representam recuperação de apenas 44% em relação às perdas de março e abril

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 9,0 pontos em junho, para 71,1 pontos (Amanda Perobelli/Reuters)

A confiança do consumidor no Brasil mostrou recuperação pelo segundo mês consecutivo em junho devido à melhora das expectativas sobre o curto prazo, disse a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, mas a alta recente não recompõe nem a metade das perdas de março e abril.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 9,0 pontos em junho, para 71,1 pontos. Os ganhos observados nas últimas duas leituras representam recuperação de apenas 44% em relação às perdas de março e abril, disse a FGV.

“Houve nova redução do pessimismo em relação ao futuro próximo e, desta vez, também uma discreta diminuição da insatisfação com a situação corrente”, disse em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens da FGV.

“As expectativas em relação à economia parecem influenciadas por uma esperança de que a flexibilização das medidas de isolamento social leve a uma melhora das condições do mercado de trabalho”, acrescentou, mas ressaltando que ainda é muito cedo para ver uma melhora consistente do consumo das famílias.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mostra a percepção dos consumidores sobre o cenário presente, subiu 5,6 pontos em junho, para 70,6 pontos, interrompendo uma sequência de três meses seguidos de queda.

Já o Índice de Expectativas (IE) saltou 11,1 pontos, para 72,8 pontos, recuperando 47% das perdas registradas entre março e abril.

O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação atual da economia aumentou 1,3 ponto em junho, para 73,2 pontos, enquanto o índice que mede a satisfação com a situação financeira familiar atual subiu 9,7 pontos, para 68,5 pontos.

 

Veja Também