19.5 C
Brasília
HomeMundoCom envio francês de tanques, Alemanha sofre 'pressão interna' para mandar veículos...

Com envio francês de tanques, Alemanha sofre ‘pressão interna’ para mandar veículos modernos a Kiev

O governo de Scholz aumentou os gastos com defesa e enviou ajuda e armas para a Ucrânia desde o começo da operação russa, mas, como outras potências ocidentais, às vezes hesita em enviar armas poderosas por medo de arriscar um conflito direto com Moscou.

© AP Photo / Martin Meissner
Depois que Paris decidiu enviar veículos leves de combate blindados AMX-10 RC para a Ucrânia, Berlim está sofrendo pressão para enviar veículos de combate mais modernos a Kiev.
Marie-Agnes Strack-Zimmermann, chefe do Comitê de Defesa parlamentar e membro do partido do chanceler Olaf Scholz, pediu que o governo alemão enviasse veículos de combate de infantaria Marder e treinasse ucranianos para usá-los, segundo a Reuters.
“Definitivamente devemos nos mover agora para realocar o veículo de combate de infantaria Marder para a Ucrânia e começar o treinamento para ele imediatamente”, disse Strack-Zimmermann, citada pela mídia.
Andreas Schwarz, um legislador focado em segurança do Partido Social-Democrata de Scholz, disse que o governo deveria “tomar a iniciativa” após a mudança francesa. Já Sara Nanni, porta-voz da política de segurança do Partido Verde, afirmou que a Alemanha deveria enviar não só tanques Marders, mas Leopard também.
Questionado sobre essa perspectiva durante uma visita a Oslo, o ministro da Economia, Robert Habeck, disse que a Berlim ajustaria suas entregas de armas às necessidades do campo de batalha.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, agradeceu à França pelos veículos AMX-10 RC, dizendo que outros aliados deveriam observar o envio como um sinal, e que “não há razão para que a Ucrânia ainda não tenha sido abastecida com tanques ocidentais”.
Veja Também