23.5 C
Brasília
HomeBrasília‘Clássicos nas Cidades’ leva orquestra do Cine Brasília a Taguatinga

‘Clássicos nas Cidades’ leva orquestra do Cine Brasília a Taguatinga

Em julho, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) segue projeto de descentralização cultural

Do Cine Brasília para o Sesi Taguatinga, em julho, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), segue o caminho da circulação, que tem marcado o conjunto instrumental neste ano de 2022. Nesta terça (5), a orquestra se apresenta no Cine Brasília e no dia 12 será a vez de mais uma edição do projeto “Clássicos nas Cidades”, dessa vez numa parceria com o Sesi de Taguatinga.

“Tivemos a ideia de criar o projeto ‘Clássicos nas Cidades’ dentro dessa política de descentralização cultural que faz o público das regiões administrativas terem acesso ao concerto da orquestra em teatros de suas redondezas”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

O concerto desta terça-feira é uma promoção conjunta da Secec, da Casa Thomas Jefferson e da Embaixada dos Estados Unidos, homenageando a independência do país norte-americano (4 de julho de 1776) e o bicentenário da independência do Brasil | Foto: Nityama Macrini/Secec

Mais uma noite de excelência em música clássica, com destaque para violino e piano em obras de George Gershwin, Felix Mendelssohn e Samuel Barber. Este é o programa imperdível para esta terça-feira (5) na apresentação da Orquestra no Cine Brasília, às 20h, com entrada gratuita e indicação livre. Essa deve ser a despedida da OSTNCS do templo do cinema em Brasília.

“Em agosto, a previsão é de que o Teatro Plínio Marcos seja a nova casa da orquestra, no Eixo Cultural Ibero-Americano. Retornaremos com a ópera Carmen de Bizet”, adianta o maestro Cláudio Cohen, que regerá as duas apresentações de julho.

O concerto desta terça-feira é uma promoção conjunta da Secec, da Casa Thomas Jefferson e da Embaixada dos Estados Unidos, homenageando a independência do país norte-americano (4 de julho de 1776) e o bicentenário da independência do Brasil.

Duo Avita

As solistas da noite são a violonista estadunidense de 18 anos Katya Moeller, considerada uma “instrumentista fenomenal” por revistas especializadas, e a pianista russa radicada nos EUA Ksenia Nosikova, apresentada como uma virtuose no instrumento. Ksenia e Katya, mãe e filha, formam o Duo Avita.

“Elas têm muita experiência musical, já se apresentaram em diversos países com sucesso de público e crítica. No concerto, teremos a oportunidade de conferir a atuação das duas artistas em conjunto”, diz Cohen.

“Katya Moeller é um daqueles raros talentos que dão satisfação extrema de ouvir. É dona de uma técnica sólida e uma musicalidade grandiosa”, acrescenta o regente.

A pianista é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção bacharelado e mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa.

Sobre a volta a Brasília, Ksenia comenta: “Essa é uma performance especial. Viemos a Brasília há três anos a convite da Casa Thomas Jefferson. Surgiu então a ideia de voltarmos para tocar com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, mas a pandemia interrompeu nossas viagens. Estamos animadas com o concerto de hoje”.

O segundo e último concerto de julho, dia 12, será mais uma edição do projeto “Clássicos nas Cidades”, dessa vez numa parceria com o Sesi de Taguatinga | Foto: Marina Gadelha/Secec

Em relação a dividir o palco com a filha, a pianista diz que “Katya é minha melhor parceira. Tenho tocado com ela desde que começou no violino, quando tinha quatro anos de idade. No início, eu era a mentora e a força que a guiava, mas agora temos vozes iguais. Katya está cada vez mais assumindo o papel principal no duo”.

No programa estão as peças “Concerto para Violino e Orchestra Op.14”, de Barber; “Concerto Duplo para Piano e violino em Ré Menor”, de Mendelssohn, e “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, música popularizada na abertura do filme “Manhattan” (Woody Allen, 1979).

No concerto do dia 12, estão na programação a “Sinfonia nº 4, Italiana”, também de Mendelssohn, e outros sucessos nas performances da OSTNCS – “Aquarela do Brasil”, “Trenzinho do Caipira”, “Queen Medley”, “Eduardo e Mônica”, pot-pourri de Raul Seixas e tema de “Star Wars”.

Programe-se

Concerto comemorativo da Data Nacional dos EUA e do bicentenário da Independência do Brasil
Solistas: Katya Moeller, violinista, e Ksenia Nosikova, pianista
Data: terça-feira (5)
Horário: 20h
Local: Cine Brasília – EQS 106/107
Entrada gratuita, por ordem de chegada, com lotação sujeita à capacidade da sala
Classificação indicativa: Livre

Clássicos do Cinema, Rock e Brasileiras
Data: 12 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro Iara Amaral Sesi – St. F Norte QI 12, Taguatinga, Brasília
Entrada gratuita, por ordem de chegada, com lotação sujeita à capacidade da sala
Classificação indicativa: Livre

*Com informações da Secec

Veja Também