Dados da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) indicam que os ovos de chocolate estão, em média, 15% mais caros neste ano
Para quem gosta de ‘adoçar a boca’ das pessoas que ama na Páscoa, é bom preparar o bolso: neste ano, os ovos de chocolate estão com um aumento médio de 15% com relação a 2023. No caso de ovos com recheio ou brinquedos, o aumento pode chegar a 20%, segundo dados da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
“O preço do cacau, principal ingrediente do chocolate, disparou em 2024 [com alta de 35% desde o início do ano], impactando diretamente os custos de produção dos ovos, bombons e barras”, explicou a doutora em Economia Aplicada, Nadja Heiderich, professora na Fecap. Mesmo assim, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta 4,5% de aumento de vendas de ovos de chocolate, em comparação a 2023.
No ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro faturou cerca de R$ 2,5 bilhões com ovos de chocolate. Em paralelo, a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates registrou um aumento de 6% nas produções ao longo de 2023.
A especialista analisa que o aumento nos preços dos ovos de chocolate é um movimento que tem se intensificado, principalmente, após a pandemia – tanto pelo preço do cacau no mercado internacional, quanto pela alta de outros insumos importados e embalagens.
Por conta de os ovos de páscoa serem itens com maior valor agregado, principalmente quando contam com embalagens sofisticadas, Nadja aponta uma tendência dos consumidores optarem por bombons e barras de chocolate. Esses itens também registram um aumento médio de 10% em seus valores com relação a 2023, mas menos do que os tradicionais ovos.
Dicas aos vendedores
Encarando o momento como uma oportunidade para tirar do papel ideias criativas e lucrativas, o especialista em mentorias empresariais André Minucci dá algumas dicas para os empreendedores que trabalham com chocolate alavancarem seus negócios na Páscoa. Confira:
- Análise das vendas do período. Verificar como foram as vendas do mesmo período no ano anterior e como a empresa trabalhou durante a data;
- Design como aliado no marketing digital. No caso de usar as redes sociais e e-commerce como aliada nas vendas, é importante se atentar com o design utilizado nas plataformas de maneira que chame atenção da clientela;
- Assegure a qualidade da produção e pós-produção. Veja se todos os processos da produção e pós-produção como entrega dos produtos estão no padrão de qualidade de sua empresa;
- Mostre seu diferencial. Com tantos produtos parecidos no mercado, o diferencial é um ponto-chave para o sucesso do negócio, no ramo alimentício apresentar produtos low carb ou sem lactose, por exemplo, atinge um público ‘esquecido’ pelas grandes fabricantes.